Escala 6X1: "É importante a gente ouvir os dois lados", defende deputado em audiência pública
Mário Negromonte, do PP da Bahia, presidiu a audiência em comissão da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3); PEC ainda não foi protocolada
Yumi Kuwano
A proposta que acaba com a escala 6x1 foi discutida em audiência pública realizada na Comissão de Finanças e Tributação, da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (3). Presidida pelo deputado Mário Negromonte (PP-BA), a comissão ouviu empresários e trabalhadores sobre o tema, levantando os possíveis impactos econômicos e sociais da medida.
A PEC de autoria da deputada Erika Hilton (Psol-SP) e co-autoria do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT) propõe redução da jornada de seis dias trabalhados para um de descanso, ou seja, de 44 horas semanais para 36 horas.
+ Alckmin fala em acomodação do dólar se Congresso der "resposta rápida" ao corte de gastos
Mário Negromonte disse que a conversa foi um passo inicial para discutir o assunto com os dois lados. "Eu defendo que o trabalhador precisa ter saúde mental, qualidade de vida, mas sem afetar na geração de emprego e renda. Esse vai ser um grande desafio. Nesse debate é importante a gente ouvir os dois lados", disse Negromonte.
Na reunião, estavam presentes Marco Antonio Ferreira Costa, coordenador-geral de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE); Roberto Lopes, advogado da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC); Sylvia Lorena Teixeira de Sousa, da Confederação Nacional da Indústria (CNI); e Valeir Ertle, da Central Única dos Trabalhadores Nacional.
+ Fim da escala 6x1: PEC atinge quantidade de assinaturas necessárias para ser protocolada na Câmara
Nesta quarta-feira (4), uma outra audiência pública está programada, dessa vez uma iniciativa do movimento liderado pelo vereador Rick Azevedo (PSol-RJ), que contará com representantes da classe trabalhadora.
A PEC atingiu o mínimo de assinaturas no dia 13 de novembro para começar a tramitar na Câmara, mas ainda não foi protocolada.