Publicidade
Política

Eleições Municipais 2024: PSDB foca em Palmas para demarcar território após perda de espaço político

Prefeita reeleita Cinthia Ribeiro tenta manter comando da capital do Tocantins com os tucanos em meio ao avanço do bolsonarismo

Imagem da noticia Eleições Municipais 2024: PSDB foca em Palmas para demarcar território após perda de espaço político
Na imagem, fachada da Prefeitura Municipal de Palmas (TO) | Reprodução
Publicidade

Com a atual prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) fora da disputa – ela foi reeleita em 2020 – Palmas tem até o momento seis políticos cotados como pré-candidatos para as eleições de outubro: Júnior Geo (PSDB), que deve receber apoio da correligionária, Ataídes Oliveira (Novo), Carlos Amastha (PSB), Eduardo Siqueira Campos (Podemos), Janad Valcari (PL) e Luana Ribeiro (PSD). As candidaturas devem ser oficializadas até 15 de agosto, prazo limite definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para registro de candidaturas.

+ PSDB antecipa convenção partidária para anunciar candidatura de Datena em SP

O primeiro turno das eleições municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. O segundo turno, caso necessário, será em 27 de outubro.

O pleito é importante para os tucanos, que vêm perdendo espaço na política brasileira. Desde as primeiras eleições presidenciais, o PSDB era, na direita, o principal partido em oposição à centro-esquerda do PT, posto que perdeu com a eleição de Jair Bolsonaro, em 2018, e se refletiu nas eleições municipais de 2020.

De 2020 para 2023, o PSDB perdeu 186 filiados: elegeu 531 candidatos, mas só 345 continuaram no partido um ano depois de assumir o mandato.

Saiba quem são os pré-candidatos à prefeitura de Palmas, em ordem alfabética:

Ataídes Oliveira (Novo)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Nascido em Estrela do Norte (GO), Ataídes Oliveira, 64 anos, é empresário nos setores de consórcios, revenda de automóveis e construção civil. Foi senador por Tocantins de 2013 a 2019, assumindo após a morte de João Ribeiro, de quem era suplente. No Senado, votou a favor da reforma trabalhista e da PEC do teto de gastos. Passou por vários partidos: PSDB, PROS, Solidariedade, MDB e agora Novo.

Carlos Amastha (PSB)

Reprodução perfil oficial no Instagram
Reprodução perfil oficial no Instagram

Carlos Enrique Franco Amastha, 63 anos, é empresário e ex-prefeito de Palmas (TO). Colombiano naturalizado brasileiro, Amastha trabalha no setor de educação a distância. Ingressou na política em 2012, quando foi eleito prefeito de Palmas, e foi reeleito em 2016. Em 2018, concorreu ao governo do Tocantins, terminando em segundo lugar. Em 2022, tentou uma vaga no Senado, mas não teve sucesso.

Eduardo Siqueira Campos (Podemos)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

O empresário de 64 anos, é também pedagogo e ex-prefeito da capital tocantinense. Nascido em Campinas (SP) e formado em Pedagogia, é filho do ex-governador José Wilson Siqueira Campos, um dos principais articuladores da criação do estado. Campos foi eleito deputado federal em 1988 e reeleito em 1990. Em 1992, tornou-se o primeiro prefeito eleito de Palmas. Em 1998, foi eleito senador. Também foi deputado estadual por dois mandatos consecutivos, um pelo PTB e outro pelo DEM. Em 2023, migrou para o Podemos com a intenção de se candidatar à Prefeitura de Palmas nas eleições de 2024.

Janad Valcari (PL)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Com 39 anos e natural de Palmeirópolis (TO), Janad Valcari é professora, advogada, empresária e deputada estadual, formada em Direito e Administração. Fundadora do Instituto Plantando e Colhendo o Bem, que apoia famílias carentes, Valcari iniciou sua carreira política em 2020 como vereadora de Palmas. Em 2022, foi a mais votada na capital para a Assembleia Legislativa do Tocantins.

Júnior Geo (PSDB)

Reprodução perfil oficial no Facebook
Reprodução perfil oficial no Facebook

Apoiado pela atual prefeita, tem 46 anos e é deputado estadual. Nasceu em Porto Nacional (TO), formou-se geografia com especialização em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Concursado ao Instituto Federal do Tocantins (IFTO), foi eleito pela primeira vez em 2012 como vereador de Palmas, tendo sido reeleito em 2016. Em 2022, reafirmou sua presença na Assembleia Legislativa do estado.

Luana Ribeiro (PSD)

Reprodução AL-TO
Reprodução AL-TO

Formada em Turismo, é empresária e deputada estadual. Filha do ex-senador João Ribeiro, iniciou sua carreira política em 2006, quando foi eleita deputada pela primeira vez. Desde então, foi reeleita três vezes e, em 2018, tornou-se a primeira mulher a presidir a Assembleia Legislativa do Tocantins. Luana foi filiada ao PL, PR (Republicanos), PDT, PSDB e, em 2022, migrou para o PCdoB. Neste ano, anunciou sua filiação ao PSD, com a intenção de se candidatar à Prefeitura de Palmas nas eleições municipais de 2024.

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade
Publicidade