Política

Datafolha: Governo Lula é aprovado por 32% e reprovado por 37% dos brasileiros

Avaliação apresenta números tímidos em comparação com mandatos anteriores do petista; reprovação é maior entre grupos com incidência de bolsonarismo

Imagem da noticia Datafolha: Governo Lula é aprovado por 32% e reprovado por 37% dos brasileiros
O presidente Lula | Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu aprovação de 32% dos brasileiros em dezembro, enquanto outros 37% disseram reprovar o terceiro mandato do petista. Os dados constam na nova pesquisa do Datafolha, divulgada na noite de sexta-feira (6).

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Ao todo, foram ouvidos 2.002 eleitores em 113 cidades do país entre os dias 2 e 4 de dezembro. Considerando a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou menos, há estabilidade na avaliação dos brasileiros, já que, na pesquisa anterior, 33% disseram aprovar o governo e 38%, reprovar.

32% avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 37% consideram ruim ou péssimo | Datafolha
32% avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, enquanto 37% consideram ruim ou péssimo | Datafolha

Dos entrevistados, 37% classificaram o governo atual como “ruim” ou “péssimo”. Outros 32% disseram que a gestão atual é “ótima” ou “boa”, e 30% consideraram “regular”. Em relação a Lula, 49% afirmaram aprovar o trabalho do presidente, ante 48% que disseram reprovar. 0,3% dos participantes não soube responder.

No geral, o governo Lula recebe maior apoio de brasileiros com 60 anos ou mais (40%), menos instruídos (44%), nordestinos (43%) e católicos (40%). Ao mesmo tempo, recebe maiores críticas de grupos com incidência de bolsonarismo e/ou antipetismo: 46% de quem tem ensino superior, 53% daqueles que ganham de 5 a 10 mínimos, sulistas (45%) e evangélicos (49%).

Na avaliação do Datafolha, o terceiro mandato de Lula ostenta números pálidos em relação às gestões anteriores. No segundo, tinha 72% de aprovação e 6% de reprovação a essa altura do mandato, por exemplo. Os números, contudo, superam os do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que, neste mesmo ponto em 2021, marcava 53% de reprovação e 22% de aprovação em meio à pandemia de Covid-19.

Últimas Notícias