Criminosos que se passavam por deputados e senadores para dar golpes são alvos da polícia
Suspeitos usavam nomes de parlamentares como Humberto Costa, Soraya Thronicke e André Janones para pedir dinheiro via WhatsApp
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta terça-feira (27), a operação Alto Escalão 2, mirando membros de uma organização criminosa que usava perfis de WhatsApp falsos e se passava por personalidades políticas, especialmente deputados e senadores, para dar golpes financeiros.
+ PF mira brasileiros e russos suspeitos de lavagem de dinheiro com criptomoedas
Na lista de perfis que foram usados indevidamente, estão parlamentares como os senadores Humberto Costa (PT-PE), Soraya Thronicke (Podemos-MS) e Esperidião Amin (PP-SC) e o deputado André Janones (Avante-MG).
Os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Timon (MA) e Teresina (PI). Segundo as investigações, os criminosos entravam em contato com as vítimas e informavam que havia uma doação disponível para a pessoa.
Mas, para receber o prêmio, a pessoa precisaria efetuar um depósito em dinheiro ao motorista do caminhão em que os produtos estavam para poderem ser entregues na região da vítima.
+ Líderes de facções criminosas são alvos de operação da Polícia no RJ
De acordo com a investigação, a organização criminosa é composta por um homem de 26 anos e quatro mulheres, de 22, 25, 41 e 43. Eles seriam responsáveis por entrar em contato com as vítimas, se passando pelos políticos.
Os autores irão responder pelos crimes de associação criminosa, falsa identidade e estelionato. As penas somadas podem chegar a nove anos de reclusão.
Veja a lista de autoridades usadas pelos criminosos para aplicar golpes:
Senadores
- Ana Paula Lobato (PSB-MA)
- Carlos Viana (Podemos-MG)
- Esperidião Amin (PP-SC)
- Humberto Costa (PT-PE)
- Luis Carlos Heinze (PP-RS)
- Marcelo Castro (MDB-PI)
- Marcio Bittar (União Brasil-AC)
- Paulo Paim (PT-RS)
- Soraya Thronicke (Podemos-MS)
- Teresa Leitão (PT-PE)
- Vanderlan Cardoso (PSD-GO)
Deputados
- André Janones (Avante-MG)
- Diego Andrade (PSD-MG)
- Natalia Bonavides (PT-RN)
- Rogério Carvalho (PT-MG)
Prefeitos
- José Amazan Silva (PSD), de Jardim do Seridó (RN)
- Paulo Roberto Arruda (MDB), de Vitória do Santo Antão (PE)