CPI do Senado analisará convite a Moraes e a Toffoli sobre Banco Master
Também foi solicitada a quebra do sigilo bancário da esposa de Moraes, com o objetivo de apurar contratos advocatícios firmados para a defesa do Banco Master


Leandro Magalhães
O senador Eduardo Girão (Novo-CE) encaminhou à CPI do Crime Organizado, nesta quinta-feira (29), requerimentos para que o ministro Alexandre de Moraes e a esposa, a advogada Viviane Barci de Moraes, sejam convidados a comparecer à comissão para prestar esclarecimentos.
Também foi solicitada a quebra do sigilo bancário de Viviane, com o objetivo de apurar contratos advocatícios de alto valor firmados para a defesa do Banco Master.
"O requerimento se baseia em fatos graves, já divulgados pela imprensa, que indicam possível atuação pouco transparente envolvendo a instituição financeira, o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes e contatos com autoridades públicas por parte do ministro Alexandre de Moraes", diz nota divulgada pelo senador.
"Há notícias de interlocuções do ministro com o presidente do Banco Central no mesmo período em que sua esposa mantinha contrato com o banco, circunstâncias que extrapolam a esfera privada e levantam dúvidas sobre possíveis conflitos entre interesses públicos e privados", completa a nota.
Além disso, foram apresentados requerimentos de convite para que o ministro Dias Toffoli, seus irmãos e o advogado Paulo Humberto Barbosa prestem esclarecimentos à CPI.
"A CPI do Crime Organizado tem o dever constitucional de apurar a atuação de organizações criminosas e eventuais redes de proteção institucional, mesmo quando envolvem autoridades de alto escalão. Cabe ao Parlamento exercer sua função fiscalizadora com responsabilidade, sendo as oitivas necessárias para esclarecer os fatos e preservar a confiança da sociedade nas instituições", ressalta o senador Eduardo Girão.
Os requerimentos terão que ser aprovados pela CPI para que haja o convite.
O SBT News procurou a assessoria dos ministros Dias Toffoli e Alexandre de Moraes para alguma manifestação, mas até o momento não a obtivemos.









