Com eleição no radar, Lula elogia Paes e ataca adversários no Rio
Eduardo Paes enfrentará, em outubro, candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que ainda não foi definido
Lula afirmou que Paes é um prefeito que "se preocupa em melhorar o Rio de Janeiro", e também pediu aos eleitores para tomarem cuidado ao diferenciar quem "trabalha" e quem "só faz bobagem". O candidato à reeleição terá como adversário um nome apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
+ Eduardo Paes convida Ricardo Cappelli para cargo na Prefeitura do Rio de Janeiro
O presidente ainda elogiou os dois primeiros mandatos de Paes e fez críticas à administração de Marcelo Crivella (Republicanos), eleito prefeito do Rio em 2016.
"Vocês sabem a diferença do companheiro Eduardo Paes e quem veio depois ele o que aconteceu", disse Lula. "Vai ter eleição e a gente não pode votar num imbecil que fala bobagem e agride os outros. Temos que saber quem escolher para prefeito e vereador", complementou o presidente.
Lula seguiu tecendo elogios a Paes e afirmou que o prefeito é "incansável" em pedir recursos e investimentos federais no Rio de Janeiro. Em tom de brincadeira, o presidente disse "inventar" viagens quando Eduardo Paes vai à Brasília, pois ele vai pedir recursos para a capital fluminense.
"Quando o Eduardo vai à Brasília, eu já estou inventando que estou viajando para não ter que recebê-lo. Porque, se não, todo dinheiro público do BNDES vai para o Rio de Janeiro. Ele agrada o Aloízio Mercadante (presidente do BNDES). Ele está agradando a presidente do Banco do Brasil (Tarciana Medeiros), ele estava fazendo cafuné no presidente da Caixa (Carlos Vieira). Ele já sentou do lado do Jader (Filho), ministro das Cidades. Ele diz que Janja é a rainha do carnaval. Tudo isso para pedir dinheiro para o Rio de Janeiro. Então, vocês podem ter certeza que vocês têm um cara que se preocupa em melhorar a vida desta cidade", disse o presidente da República.
Eduardo Paes também fez elogios a Lula e disse "graças a Deus" pela eleição do aliado em 2022. Paes afirmou que o presidente tem um carinho especial pela cidade.
O prefeito e candidato à reeleição ressaltou a importância do Terminal Gentileza e destacou outras obras feitas em suas gestões anteriores que possibilitaram melhorias na mobilidade pública.
Em outubro deste ano, Paes está no páreo para se eleger para seu quarto mandato como prefeito. Quando eleito prefeito em 2008 e 2012, Paes tinha Lula como um grande aliado. Em 2020 retornou à prefeitura ao derrotar o então candidato à reeleição, Marcelo Crivella.
Em 2024, ele aposta novamente na parceria com o presidente da República para vencer as eleições e conseguir mais recursos para realização de obras na cidade do Rio de Janeiro.