Publicidade
Política

CNI entregou a Alckmin 8 medidas para diminuir efeitos da taxação de Trump

Propostas apresentadas ao vice-presidente trazem flexibilização de leis trabalhistas, suspensão de impostos e adiamento de tributos

Imagem da noticia CNI entregou a Alckmin 8 medidas para diminuir efeitos da taxação de Trump
A CNI afirma em defesa que o momento exige negociação e não retaliação | Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Publicidade

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou ao vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), uma lista de oito medidas prioritárias com propostas do setor em áreas como crédito, tributação, emprego e comércio exterior. As propostas foram enviadas para auxiliar os setores em meio ao tarifaço de 50% do presidente norte-americano Donald Trump, além de diminuir os efeitos da aplicação das taxas sobre a indústria brasileira.

+ Governos estaduais anunciam medidas para conter impacto de tarifaço dos Estados Unidos

A CNI afirma que o momento exige negociação e não retaliação. Segundo o presidente da CNI, Ricardo Alban, a aplicação da sobretaxa sobre os produtos brasileiros "penaliza de forma significativa a indústria nacional, com impactos diretos sobre a competitividade".

"Não há justificativa técnica ou econômica para o aumento das tarifas, mas acreditamos que não é hora de retaliar. Seguimos defendendo a negociação como forma de convencer o governo americano que essa medida é uma relação de perde-perde para os dois países, não apenas para o Brasil”, acrescentou.

Uma das ideias é a criação de uma linha de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), com juros de 1% a 4% ao ano, específicas para capital de giro de empresas que tiverem exportações afetadas. Outra, seria o adiamento por 120 dias do pagamento de todos os tributos - incluindo as contribuições previdenciárias. Aparece também na lista, um pedido para prazos maiores de ACCs (Adiantamentos de Contrato de Câmbio).

+ Datafolha: 89% dos brasileiros acham que tarifa de 50% de Trump vai prejudicar a economia brasileira

Os representantes da indústria também querem o pagamento imediato dos pedidos de ressarcimento de saldos credores de tributos federais (PIS/Cofins e IPI) já homologados pela Receita Federal do Brasil. Além disso, o setor pede a flexibilização de regras trabalhistas, com a volta do Programa Seguro-Emprego, e a ampliação do Reintegra, projeto criado para incentivar a exportação de produtos manufaturados.

Tarifaço

O presidente norte-americano Donald Trump assinou na quarta-feira (30) o decreto que impõe a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. O tarifaço vai começar no dia 6 de agosto.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade