Publicidade
Mundo

Trump ordena que submarinos nucleares sejam posicionados perto da Rússia

Movimentação vem após troca de ameaças entre o norte-americano e o ex-presidente russo, Dmitry Medvedev

,
• Atualizado em
Publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta sexta-feira (01) que ordenou que dois submarinos nucleares fossem posicionados em regiões próximas à Rússia em resposta às ameaças do ex-presidente russo Dmitry Medvedev.

+ Ataque russo em Kiev deixa 31 mortos; criança de 2 anos está entre as vítimas

"Ordenei que dois submarinos nucleares fossem posicionados nas regiões apropriadas, apenas para o caso de essas declarações tolas e inflamatórias serem mais do que apenas isso", disse Trump em um post no Truth Social.

Na quinta-feira, o ex-presidente russo disse para Trump lembrar que Moscou possui capacidades de ataque nuclear de último recurso da era soviética. A declaração foi uma resposta ao norte-americano, que disse a Medvedev para "tomar cuidado com suas palavras".

Antes, o russo havia dito que a ameaça de Trump de atingir a Rússia e os compradores de seu petróleo com tarifas punitivas era "um jogo de ultimatos" e um passo mais próximo de uma guerra entre a Rússia e os EUA.

"Diga a Medvedev, o ex-presidente fracassado da Rússia, que acha que ainda é presidente, para tomar cuidado com suas palavras. Ele está entrando em um território muito perigoso!", escreveu Trump, em sua segunda advertência ao aliado próximo do presidente Vladimir Putin nas últimas semanas.

Prazo para cessar-fogo

Em 29 de julho, Trump disse que a Rússia tinha "10 dias a partir de hoje" para concordar com um cessar-fogo na Ucrânia ou seria atingida, juntamente com seus compradores de petróleo, por tarifas. Moscou, que estabeleceu seus próprios termos para a paz, os quais, segundo Kiev, equivalem a exigir sua capitulação, até agora não indicou que cumprirá o prazo de Trump.

Em sua postagem na quinta-feira, Trump declarou que não se importa com o que a Índia -- um dos maiores compradores de petróleo da Rússia, juntamente com a China -- faça com a Rússia.

"Por mim, eles podem acabar com suas economias mortas juntos. Fizemos pouquíssimos negócios com a Índia, pois suas tarifas são muito altas, entre as mais altas do mundo. Da mesma forma, a Rússia e os EUA quase não fazem negócios juntos. Vamos manter as coisas assim", disse ele.

Para Medvedev, a declaração de Trump mostra que a Rússia deve continuar em seu curso político atual.

+ Putin diz querer continuidade em negociações de paz, mas mantém objetivos na guerra da Ucrânia

"Se algumas palavras do ex-presidente da Rússia provocam uma reação tão nervosa do alto e poderoso presidente dos EUA, então a Rússia está fazendo tudo certo e continuará a seguir seu próprio caminho", disse Medvedev em um post no Telegram.

Trump deveria se lembrar, afirmou ele, "de como a lendária 'Mão Morta' pode ser perigosa", uma referência a um sistema secreto de comando semiautomatizado russo projetado para lançar os mísseis nucleares de Moscou se sua liderança fosse eliminada em um ataque por um inimigo.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade