Clayton Luiz Montes é nomeado secretário de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento
Nomeação é feita às vésperas da análise da Lei Orçamentária Anual pelo Congresso
SBT News
O economista Clayton Luiz Montes foi efetivado no cargo de secretário de Orçamento Federal (SOF), do Ministério do Planejamento e Orçamento. A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (22), no Diário Oficial da União. Ele ocupava a função enquanto substituto desde julho de 2024.
Clayton foi efetivado no cargo faltando alguns dias para a análise do Orçamento de 2025 pelo plenário do Congresso Nacional, e em meio à discussão sobre corte de gastos no governo.
+ E o Pix? Boleto bancário é o meio de pagamento mais usado por empresas brasileiras, diz pesquisa
O então secretário, Paulo Bijos, pediu exoneração e retornou para a Câmara dos Deputados, onde é servidor de carreira.
A pasta é chefiada pela ministra Simone Tebet (MDB). A Secretaria de Orçamento Federal é responsável pela elaboração do Orçamento, o qual é entregue ao Congresso.
Perfil de Clayton Luiz Montes
Montes é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia (MG), com especialização em gestão pública pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
O economista é analista de Planejamento e Orçamento desde 1998, e já atuou como diretor do Departamento de Programas da Área Econômica e diretor do Departamento de Programas das Áreas Social e Especial, na secretaria de Orçamento Federal. Anteriormente, foi subsecretário de Gestão Orçamentária e secretário-adjunto de Orçamento Federal.