Chico Lucas, do Piauí, é o novo secretário nacional de Segurança Pública
Governo faz gesto ao PT e estados ao escolher secretário de Segurança Pública do Piauí para posto na cúpula do Ministério da Justiça e Segurança Pública


Basília Rodrigues
O secretário de segurança pública do Piauí, Chico Lucas, é o novo secretário nacional da área. Ele assinou o termo de posse na noite desta quarta-feira, em Brasília, durante encontro com o novo ministro da Justiça e Segurança Pública, Welington César.
A interlocutores, o novo secretário afirmou que há muita disposição de trabalhar junto com estados, PF e órgãos de controle contra crime organizado e crime comum. A palavra de ordem, afirmam aliados, é integração.
O peso dos estados foi fundamental para a escolha. O Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública defendia o nome de Chico Lucas para ministro da área. Diante da decisão do governo de não desmembrar a pasta, mantendo Justiça e Segurança Pública no mesmo guarda-chuva, o nome de Chico Lucas passou a ser opção para a Secretaria Nacional. Ele substitui Mario Sarrubbo, que deixa o ministro com o fim da gestão de Ricardo Lewandowski.
O novo secretário conta com apoio do ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ambos são do PT.
Francisco Lucas Costa Veloso, mais conhecido como Chico Lucas, foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Piauí e da Associação Piauiense dos Procuradores do Estado. Atualmente cuida da segurança pública no governo do petista Rafael Fonteles.









