Beto Faro substitui Fabiano Contarato e é o novo líder do PT no Senado
Eleito pelo Pará, ele está no primeiro mandato como senador e foi deputado federal de 2007 a 2023
Guilherme Resck
O senador Beto Faro (PA) é o novo líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT) no Senado Federal. Os outros senadores petistas o escolheram, nesta quarta-feira (21), para substituir Fabiano Contarato (PT-ES) no posto. A sigla tem oito senadores.
+ Carla Zambelli é intimada pelo STF no plenário da Câmara: veja vídeo
Beto Faro nasceu em Bujaru (PA), em 20 de junho de 1969. Foi eleito senador pela primeira vez em 2022, tendo recebido 1.781.562 votos.
Foi deputado federal pelo Pará por quatro mandatos, de 2007 a 2023. É presidente do diretório paraense do PT e filiado à sigla desde 1987. No ano passado, atuou na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs no Senado; ele chegou a apresentar um voto em separado, discordando do parecer do relator, Márcio Bittar (União-AC).
O parlamentar é agricultor familiar. Em 2003, foi nomeado superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Já atuou também como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bujaru, da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Pará.
+ PF ouve ao mesmo tempo Bolsonaro, Torres, Braga Netto, Heleno e Valdemar
Beto Faro agradeceu aos colegas do PT pela oportunidade de liderar a bancada no Senado neste momento. "É com imensa alegria que assumo a liderança do nosso partido. Agradeço a todos os companheiros pela escolha. Essa é uma liderança muito importante, com história no PT e tenho muita gratidão por essa escolha", disse.
De acordo com ele ainda, os desafios que o partido enfrentará na agenda legislativa de 2024 "são enormes".
"Como bancada do partido do presidente da República, nós temos que cuidar da regulamentação da reforma tributária, tratar das questões ambientais para apresentar [ao mundo] resultados positivos durante a COP-30 que acontecerá no Pará".
A bancada precisará também dar sequência aos resultados econômicos positivos conquistados pelo governo Lula até o momento, segundo o senador.
Ele é o segundo líder do PT no Senado na atual legislatura. De acordo com a sigla, Fabiano Contarato "ficou marcado por liderar a bancada em um momento histórico para o país".
+ Evento pró-Bolsonaro será palco de disputa por espólio do ex-presidente? Especialista comenta
A gestão dele, ressalta a o partido, ocorreu no ano que o PT "voltou à Presidência da República, com Lula assumindo o seu terceiro mandato".
No X, Contarato disse ontem que, no último ano, liderou a bancada "com muito orgulho, diálogo e trabalho pelo Brasil". "Hoje, passo a missão para o amigo Beto Faro. Não tenho dúvidas de que ele vai conduzir perfeitamente essa bancada que tanto luta pelo Brasil", acrescentou.
O senador pelo Espírito Santo ponta que seguirá trabalhando ao lado de seus colegas do PT no Senado "com muita determinação, em busca de um país mais justo, fraterno e igualitário". "Agradeço à bancada do PT no Senado, ao presidente Lula e à presidenta Gleisi Hoffmann pela confiança no último ano. Nossa luta continua!".
Outro líder
A bancada do Podemos no Senado, com sete integrantes, também tem um novo líder. O senador Rodrigo Cunha (AL) foi eleito, por unanimidade, para o posto, anunciou a sigla na quarta-feira (21). Ele substituiu Oriovisto Guimarães (PR).
"Vamos honrar cada voto de nossos pares e conduzir o Podemos de forma proativa, posicionando o partido como uma das principais forças motrizes do debate legislativo no Congresso Nacional em prol do povo brasileiro", disse Rodrigo Cunha.