"Belém será o lugar onde renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris", diz Lula
Presidente afirma que o mundo ainda está distante de atingir o objetivo do acordo assinado em 2015
G
Gabriela Vieira
07/11/2025, 22:37 • Atualizado em 07/11/2025, 22:39
compartilhar
Presidente Lula | Bruno Peres/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (7) que Belém, local da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), será o lugar onde "renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris", assinado em 2015. O evento acontecerá na capital paraense de 10 até 21 de novembro.
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"No que depender do Brasil, Belém será o lugar onde renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris. Isso significa não apenas implementar o que já foi acordado, mas também adotar medidas adicionais capazes de preencher a lacuna entre a retórica e a realidade", afirmou.
Durante seu discurso, em uma sessão especial sobre transição energética na cúpula de líderes da COP30, o presidente disse que o mundo "ainda está distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris”.
Na ocasião, o mandatário voltou a cobrar justiça climática e financiamento para os países do sul global. A crise climática, segundo Lula, só pode ser superada com distribuição de renda e responsabilização dos mais ricos que não contribuem com os projetos indispensáveis ao conjunto da humanidade.
“Não faz sentido ético ou prático demandar que países em desenvolvimento paguem juros para combater o aquecimento global”, disse.
Sem os meios de implementação adequados para implementar o Acordo de Paris, é "injusto" e "irrealista" exigir ambição desses países em desenvolvimento. Cabe as nações, então, o entendimento de fazer o melhor "que estiver a seu alcance para evitar um aquecimento de mais de um grau e meio", afirmou.
O discurso também reforçou que não existe nenhuma solução para o planeta fora do multilateralismo. “A resposta tem que vir de todos para todos. Podemos construir juntos uma nova era de oportunidade e igualdade”, reforçou Lula.
Lula também informou que vai criar um fundo com recursos de exploração de petróleo para financiar a adaptação ao impacto das mudanças climáticas.
"Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento", disse Lula. "O Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática."
"Belém será o lugar onde renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris", diz LulaPresidente afirma que o mundo ainda está distante de atingir o objetivo do acordo assinado em 2015
Política2025-11-07T22:37:32.168ZO presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta sexta-feira (7) que Belém, local da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), será o lugar onde "renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris", assinado em 2015. O evento acontecerá na capital paraense de 10 até 21 de novembro. "No que depender do Brasil, Belém será o lugar onde renovaremos nosso compromisso com o Acordo de Paris. Isso significa não apenas implementar o que já foi acordado, mas também adotar medidas adicionais capazes de preencher a lacuna entre a retórica e a realidade", afirmou. Durante seu discurso, em uma sessão especial sobre transição energética na cúpula de líderes da COP30, o presidente disse que o mundo "ainda está distante de atingir o objetivo do Acordo de Paris”. Na ocasião, o mandatário voltou a cobrar justiça climática e financiamento para os países do sul global. A crise climática, segundo Lula, só pode ser superada com distribuição de renda e responsabilização dos mais ricos que não contribuem com os projetos indispensáveis ao conjunto da humanidade. “Não faz sentido ético ou prático demandar que países em desenvolvimento paguem juros para combater o aquecimento global”, disse. Sem os meios de implementação adequados para implementar o Acordo de Paris, é "injusto" e "irrealista" exigir ambição desses países em desenvolvimento. Cabe as nações, então, o entendimento de fazer o melhor "que estiver a seu alcance para evitar um aquecimento de mais de um grau e meio", afirmou. O discurso também reforçou que não existe nenhuma solução para o planeta fora do multilateralismo. “A resposta tem que vir de todos para todos. Podemos construir juntos uma nova era de oportunidade e igualdade”, reforçou Lula. Fundo para transição energética Lula também informou que vai criar um fundo com recursos de exploração de petróleo para financiar a adaptação ao impacto das mudanças climáticas. "Direcionar parte dos lucros com a exploração de petróleo para transição energética permanece um caminho válido para os países em desenvolvimento", disse Lula. "O Brasil estabelecerá um Fundo dessa natureza para financiar o enfrentamento da mudança do clima e promover justiça climática."São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/belem-sera-o-lugar-onde-renovaremos-nosso-compromisso-com-o-acordo-de-paris-diz-lula