Antônio Rueda derrota Bivar e é eleito presidente do União Brasil
Escolha por troca de comando vem em meio à crise do partido e expõe desafeto entre antigos aliados; Bivar vai recorrer
Em meio à crise interna que assola o União Brasil, o partido decidiu, nesta quinta-feira (29), pela troca de comando da legenda. A presidência passa para Antonio Rueda, que estava como vice da sigla. A troca vai ser efetivada em junho, após fim do mandato de Luciano Bivar.
+ Leia as últimas notícias do portal SBT News
A mudança representa uma derrota para Bivar, deputado federal por Pernambuco, e que comandava o partido desde a criação, em 2022, com a fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL). A vice-presidência do partido passou para o ex-prefeito de Salvador ACM Neto.
Bivar era presidente do PSL, e contava com apoio de Rueda dentro da antiga legenda. Os dois seguiram juntos para o União Brasil, e se apoiavam para estruturar a nova sigla - que passou por discussões e conflitos desde a fundação, pelas divergências de opinião entre os dois partidos.
Após o resultado, Rueda disse que o dia é de alegria para o União Brasil, e celebrou o avanço da votação. A decisão desta quinta-feira havia sido suspensa por Bivar, mas o movimento caiu, e a decisão se manteve, em derrota para o pernambucano.
Ao SBT News, Bivar afirma que a troca partidária não é efetiva, e classifica o processo como "paralelo". Ele também aponta possibilidade de judicializar a decisão do partido.
"A convenção foi cancelada. Fizeram uma convenção, entre aspas, a arrepio do estatuto, então preciso aguardar alguma coisa concreta. Não tenho nenhum conhecimento oficial", afirmou. "Se tentarem registrar a ata, é claro que a gente vai judicializar", emendou.