O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que "maus brasileiros" trabalharam contra o país antes de os Estados Unidos decidirem aplicar novo tarifaço 25% sobre produtos nacionais. Segundo Alckmin, essas mesmas pessoas estariam agora tentando "remediar o estrago".
Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.
"São maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito", declarou Alckmin.
A declaração é uma crítica indireta aos integrantes da família Bolsonaro, a quem o governo petista responsabiliza pelo estremecimento nas relações entre Brasil e Estados Unidos. A fala também coincide com a troca de cartas entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o pré-candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na qual o parlamentar solicitava que o governo norte-americano desistisse da adoção das novas tarifas.
Apesar de Rubio ter dito enxergar com otimismo o posicionamento de Flávio, o braço direito de Trump disse que investigação comercial conduzida pelos Estados Unidos identificou diferenças significativas entre os dois países em diversos temas econômicos e reiterou a necessidade das tais tarifas.
Governo também tenta mudar decisão da União Europeia
Além das negociações comerciais com os Estados Unidos, Alckmin comentou também que o governo federal trabalha para reverter, até setembro, a decisão da União Europeia que retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com as exigências sanitárias e regulatórias do bloco para exportações.
Segundo o vice-presidente, o governo já elaborou um novo protocolo que será apresentado às autoridades europeias na tentativa de reverter a decisão e restabelecer a conformidade do Brasil com as regras do bloco.
"Presidente Lula está indo, na segunda-feira, ao Paraguai para dar início aos entendimentos para o acordo de preferência tarifária com Mercosul e Japão. Também tem trabalhado Canadá, Emirados Árabes, México e Índia", acrescentou.
As declarações de Alckmin ocorreram durante o evento "Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia", realizado nesta sexta-feira (26), na Zona Sul de São Paulo.
Alckmin culpa "maus brasileiros" por tarifaço dos EUAVice-presidente responsabiliza bolsonaristas pelas tarifas de 25% dos EUA e diz que governo atua para evitá-las
Política2026-06-26T19:25:55.331ZO vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou nesta sexta-feira (26) que "maus brasileiros" trabalharam contra o país antes de os Estados Unidos decidirem aplicar novo tarifaço 25% sobre produtos nacionais. Segundo Alckmin, essas mesmas pessoas estariam agora tentando "remediar o estrago". "São maus brasileiros que trabalharam contra o Brasil e agora estão tentando remediar o estrago que foi feito", declarou Alckmin. A declaração é uma crítica indireta aos integrantes da família Bolsonaro, a quem o governo petista responsabiliza pelo estremecimento nas relações entre Brasil e Estados Unidos. A fala também coincide com a troca de cartas entre o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, e o pré-candidato do PL à Presidência, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na qual o parlamentar solicitava que o governo norte-americano desistisse da adoção das novas tarifas. Apesar de Rubio ter dito enxergar com otimismo o posicionamento de Flávio, o braço direito de Trump disse que investigação comercial conduzida pelos Estados Unidos identificou diferenças significativas entre os dois países em diversos temas econômicos e reiterou a necessidade das tais tarifas. Governo também tenta mudar decisão da União Europeia Além das negociações comerciais com os Estados Unidos, Alckmin comentou também que o governo federal trabalha para reverter, até setembro, a decisão da União Europeia que retirou o Brasil da lista de países considerados em conformidade com as exigências sanitárias e regulatórias do bloco para exportações. Segundo o vice-presidente, o governo já elaborou um novo protocolo que será apresentado às autoridades europeias na tentativa de reverter a decisão e restabelecer a conformidade do Brasil com as regras do bloco. "Presidente Lula está indo, na segunda-feira, ao Paraguai para dar início aos entendimentos para o acordo de preferência tarifária com Mercosul e Japão. Também tem trabalhado Canadá, Emirados Árabes, México e Índia", acrescentou. As declarações de Alckmin ocorreram durante o evento "Conexões Produtivas – Oportunidades para a Indústria no Acordo Mercosul-União Europeia", realizado nesta sexta-feira (26), na Zona Sul de São Paulo.São PauloSPSudestehttps://sbtnews.sbt.com.br/noticia/politica/alckmin-culpa-maus-brasileiros-por-tarifaco-dos-eua