Publicidade
Política

Maia atualiza regras para a imprensa na CPMI do 8/1, mas mantém veto a fotógrafo

Lula Marques, profissional da EBC, está proibido de cobrir as sessões após publicar foto mostrando conversa de parlamentar

Imagem da noticia Maia atualiza regras para a imprensa na CPMI do 8/1, mas mantém veto a fotógrafo
Arthur Maia (Geraldo Magela/Agência Senado)
• Atualizado em
Publicidade

O presidente da Comissão Parlamentar de Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), atualizou as regras para a cobertura de imprensa nas sessões do colegiado. Ele manteve, porém, o veto ao fotógrafo Lula Marques, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), após o profissional publicar imagem mostrando uma conversa do senador Jorge Seif (PL-SC).

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

"É inaceitável que venham para cá profissionais de imprensa para, ao invés de cobrir os trabalhos que interessam à sociedade brasileira, fiquem preocupados em devassar a intimidade alheia. Determinei o cancelamento dessa credencial e essa é uma medida que manteremos", explicou Maia.

Na atualização das regras, ele suprimiu um dos pontos: o que proibia jornalistas de publicarem informações consideradas como confidenciais pela CPMI. "Muitas vezes a imprensa publica, e não é só nessa CPMI, documentos que estão sob sigilo e esses documentos ganham publicidade e você não sabe a origem e, portanto, não posso responsabilizar o jornalista que está aqui, seria uma incongruência, seria algo errado", disse o deputado.

A EBC, a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal (SJPDF) repudiaram o descredenciamento do fotógrafo.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade