Publicidade
Política

Bolsonaro participa de filiação de Holiday ao PL

Ex-presidente ironizou decisão do TSE sobre sua inelegibilidade e criticou Comissão da Verdade

Imagem da noticia Bolsonaro participa de filiação de Holiday ao PL
Bolsonaro xinga lula de jumento em filiação de Holiday ao PL (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
• Atualizado em
Publicidade

Durante cerimônia de filiação de Fernando Holiday ao PL, na Câmara Municipal de São Paulo, nesta 3ª feira (25.jul), Bolsonaro marcou presença e discursou para apoiadores e políticos aliados, chamou o atual presidente Lula de "analfabeto" e "jumento", ironizou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou ilegível até 2030 e criticou a Comissão da Verdade, órgão oficial que busca investigar as violências e crimes ocorridos durante a ditadura.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Por cerca de 40 minutos de discurso, o ex-presidente, além de ter criticado a forma que Lula recebeu o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, em sua última visita ao Brasil, em maio deste ano, também ofendeu/xingou o atual presidente enquanto mencionava seus compromissos na Europa.

"A quem interessa se encontrar com alguns países do continente europeu? Interessa a eu ou ao analfabeto na presidência da República, um jumento por assim dizer."

Em outro momento, Bolsonaro comentou que a decisão do TSE por 5 votos a 2, tornando-o inelegível pelos crimes de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação pública, foi uma ação antecipada.

"Aqui o sistema resolveu se antecipar. Vamos tornar o cara inelegível", disse ele sobre o TSE. Ainda ironizou: "Ah... ele atacou o sistema eleitoral (durante a reunião com os embaixadores). Agora tudo é ataque?".

Já sobre a Comissão Nacional da Verdade, o ex-presidente criticou o pacote da democracia que Lula prometeu. Vale lembrar que, durante as eleições no ano passado, a campanha a favor da democracia foi uma das bandeiras do petista.

"Olha o pacotão da democracia... Eu te lembro aí o que a esquerda faz. Por exemplo, a Comissão da Verdade. Que por** de Comissão de Verdade é essa? Por que não começa investigando o caso Celso Daniel?" questionou, Bolsonaro.

Fernando Holiday

Em sua primeira fala como filiado do PL, Fernando Holiday destinou a palavra para Bolsonaro e disse: "O senhor (Bolsonaro) é conhecido por ser homofóbico e racista e hoje está filiando um negro 'viado'". 

Holiday tinha sido alvo de críticas por membros de seu novo novo partido por ter dito, em 2020, que se arrependeu de ter votado e apoiado o Bolsonaro nas eleições de 2018. Hoje, ele relembrou que apoiou recentemente o ex-presidente em 2022 e fez uma analogia de uma passagem da Bíblia do Filho Pródigo, que se lamenta pelo comportamento e retorna para o pai. 

Quem também esteve presente foi o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que afirmou que Fernando Holiday é um dos principais nomes da legenda para as eleições para deputado federal em 2026.

Leia também:

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade