Política

Bolsonaro participa de filiação de Holiday ao PL

Ex-presidente ironizou decisão do TSE sobre sua inelegibilidade e criticou Comissão da Verdade

Imagem da noticia Bolsonaro participa de filiação de Holiday ao PL
Bolsonaro xinga lula de jumento em filiação de Holiday ao PL (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
• Atualizado em
SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Durante cerimônia de filiação de Fernando Holiday ao PL, na Câmara Municipal de São Paulo, nesta 3ª feira (25.jul), Bolsonaro marcou presença e discursou para apoiadores e políticos aliados, chamou o atual presidente Lula de "analfabeto" e "jumento", ironizou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que o tornou ilegível até 2030 e criticou a Comissão da Verdade, órgão oficial que busca investigar as violências e crimes ocorridos durante a ditadura.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

Por cerca de 40 minutos de discurso, o ex-presidente, além de ter criticado a forma que Lula recebeu o presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, em sua última visita ao Brasil, em maio deste ano, também ofendeu/xingou o atual presidente enquanto mencionava seus compromissos na Europa.

"A quem interessa se encontrar com alguns países do continente europeu? Interessa a eu ou ao analfabeto na presidência da República, um jumento por assim dizer."

Em outro momento, Bolsonaro comentou que a decisão do TSE por 5 votos a 2, tornando-o inelegível pelos crimes de abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação pública, foi uma ação antecipada.

"Aqui o sistema resolveu se antecipar. Vamos tornar o cara inelegível", disse ele sobre o TSE. Ainda ironizou: "Ah... ele atacou o sistema eleitoral (durante a reunião com os embaixadores). Agora tudo é ataque?".

Já sobre a Comissão Nacional da Verdade, o ex-presidente criticou o pacote da democracia que Lula prometeu. Vale lembrar que, durante as eleições no ano passado, a campanha a favor da democracia foi uma das bandeiras do petista.

"Olha o pacotão da democracia... Eu te lembro aí o que a esquerda faz. Por exemplo, a Comissão da Verdade. Que por** de Comissão de Verdade é essa? Por que não começa investigando o caso Celso Daniel?" questionou, Bolsonaro.

Fernando Holiday

Em sua primeira fala como filiado do PL, Fernando Holiday destinou a palavra para Bolsonaro e disse: "O senhor (Bolsonaro) é conhecido por ser homofóbico e racista e hoje está filiando um negro 'viado'". 

Holiday tinha sido alvo de críticas por membros de seu novo novo partido por ter dito, em 2020, que se arrependeu de ter votado e apoiado o Bolsonaro nas eleições de 2018. Hoje, ele relembrou que apoiou recentemente o ex-presidente em 2022 e fez uma analogia de uma passagem da Bíblia do Filho Pródigo, que se lamenta pelo comportamento e retorna para o pai. 

Quem também esteve presente foi o presidente do PL, Valdemar da Costa Neto, que afirmou que Fernando Holiday é um dos principais nomes da legenda para as eleições para deputado federal em 2026.

Leia também:

Últimas Notícias