"Esse país não precisa ser pobre como ele é", diz Lula na reabertura do CNDI
Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) estava desativado desde 2015
Felipe Moraes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, no início da tarde desta 5ª feira (6.jul), da reabertura do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI). Desativado desde 2015, o órgão é responsável pela elaboração da nova política industrial brasileira e reúne representantes do governo e da sociedade civil.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
O petista discursou no evento e disse que "esse país não precisa ser pobre como ele é". "Essa briga não é do Alckmin, não é minha. É nossa. Nossa geração, daqui a quatro, cinco anos, será medida pelo que foi capaz de fazer. Fazer uma ponte, um viaduto é muito fácil. Agora, cuidar do povo pobre é muito difícil. Porque tem que ter sentimento", falou o presidente.
Para Lula, o Brasil "tem que voltar a decidir ser grande". "Acabou aquela bobagem de o estado ter que ser forte ou fraco. Tem que ser o estado necessário. Para poder dirigir e induzir o crescimento econômico do país", explicou.
Segundo Lula, o fato de o país "ter ficado exilado do mundo" durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro criou "uma sede, uma necessidade de Brasil".
"O Brasil gosta de todo mundo e todo mundo gosta do Brasil. Por isso não quero me meter na questão da guerra da Ucrânia e da Rússia. Minha guerra é aqui. Contra a fome, contra a pobreza, contra a desindustrialização", disse o presidente.
O CDNI foi criado durante o primeiro mandato de Lula como presidente, em 2004. À tarde, a agenda do petista prevê reunião com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Leia também: