Poder Expresso: com Bolsonaro inelegível, o que acontece a partir de agora?
Por 5 votos a 2, TSE condenou ex-presidente à inelegibilidade por oito anos, até 2030
SBT News
O Poder Expresso desta 6ª feira (30.jun) repercute a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por 5 votos a 2, a corte eleitoral tornou o político do PL inelegível por oito anos, até 2030.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Para entender melhor os desdobramentos desse julgamento, o programa conversa com o deputado Adilson Barroso (PL-SP), a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), o advogado especialista em direito eleitoral Renato Ribeiro e Renato Meirelles, fundador e presidente do Instituto Locomotiva, que conduz diversos tipos de pesquisa sobre o comportamento dos brasileiros.
A corte sacramentou o entendimento de que Bolsonaro cometeu abuso de poder político e econômico e usou indevidamente os meios de comunicação em reunião convocada com diplomatas no Palácio da Alvorada, em julho do ano passado. No encontro com embaixadores, o ex-presidente difamou sem provas o sistema eleitoral brasileiro.
Após a decisão, Bolsonaro comparou o resultado do julgamento a uma "facada nas costas". O advogado do ex-presidente, Tarcísio Vieira, sinalizou que pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).