Publicidade
Política

Frente Parlamentar da Mineração é instalada no Congresso

Grupo de deputados e senadores vai tentar atualizar o código de 1967 que rege o setor

Imagem da noticia Frente Parlamentar da Mineração é instalada no Congresso
Frente Parlamentar da Mineração é instalada no Congresso
• Atualizado em
Publicidade

O Congresso Nacional instalou nesta 4ª feira (22.mar) a Frenta Parlamentar da Mineração Sustentável. A criação do grupo formado por deputados e senadores, que focarão a atenção em pautas e projetos relativos ao tema, começou a ser discutida na legislatura passada, por causa das tragédias em Mariana e Brumadinho, em Minas Gerais.

+ Leia as últimas notícias no portal SBT News

O presidente da frente é o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG), que prometeu reuniões semanais da frente. Os parlamentares já definiram que entre as pautas está a valorização da Agência Nacional de Mineração. "[É para que]tenha recursos para investir em inteligência, tecnologia da informação e contratar novos profissionais", disse o deputado. Na época das duas tragédias, a falta de estrutura e equipe de fiscalização de barragens foi aprontada como um dos entraves para evitar esse tipo de acidentes no país.

Legislação

Os parlamentares da frente também decidiram que vão tentar atualizar a legislação que rege o setor no Brasil. O Código de Mineração é de 1967. Zé Silva citou, ainda, a necessidade de mapear as regiões como o Vale do Jequitinhonha, onde se encontra lítio, considerado um "combustível do futuro", além da necessidade de  financiamento de um projeto sustentável para a mineração.

Leia também:

+ Senado escolhe duas mulheres para Mesa Diretora

+ Lucro da Caixa registra queda de 43% e totaliza R$ 9,8 bilhões em 2022

+ Copom mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade