Secretaria limita em 30 mil o público na Praça dos Três Poderes na posse
Área será monitorada e terá policiamento reforçado; plano também contempla Festival do Futuro
A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgou, nesta 5ª feira (29.dez), o plano de atuação para a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no próximo domingo (1º.jan). Além do monitoramento da Esplanada dos Ministérios por meio de câmeras e drones, a entrada na Praça dos Três Poderes será permitida até 12h30 ou até atingir 30 mil pessoas, conforme avaliação das autoridades.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
Como já mencionado, o policiamento será reforçado em toda região pela Polícia Militar, com o apoio de tropas de choque, cavalaria, operações aéreas, policiamento com cães e operações especiais. O acompanhamento, escoltas e segurança móvel e fixa de autoridades, por sua vez, serão feitas pela Polícia Federal (PF), que também será responsável por realizar vistorias e contramedidas antibombas.
"Todo efetivo disponível estará atuando, ou de sobreaviso. Esperamos que tudo ocorra de forma tranquila, mas estaremos preparados para cenários diversos", disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Júlio Danilo. "Para a posse teremos ações específicas, dada a complexidade do evento e devido ao momento histórico", acrescentou.
O plano de segurança também se refere ao Festival do Futuro, que integra a programação da posse. Os shows, que serão realizados nos quadrantes dois e três da Esplanada dos Ministérios, terão início às 11h de domingo e previsão de término na madrugada do dia 2 de janeiro. Com isso, o policiamento em estações do Metrô-DF, Rodoviária e Aeroporto Internacional de Brasília também será reforçado.
Leia também
+ PF já prendeu quatro dos 11 suspeitos de vandalismo em Brasília
+ Posse de Lula contará com maior contingente de policiais federais da história
+ Secretaria do DF coordena intensificação do policiamento antes da posse de Lula