Lula e Marina se encontram e conversam sobre um Brasil "mais sustentável"
Rompidos politicamente há anos, Lula e sua ex-ministra do Meio Ambiente darão entrevista nesta 2ª feira

Guto Abranches
O convite para a conversa partiu do próprio ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Em sua conta no instagram, o candidato à presidência da República disse que procurou Marina Silva, que já foi sua aliada política e esteve à frente da pasta do Meio Ambiente entre 2003 e 2008. Veja reprodução da postagem de Lula no Instagram.
+ Leia as últimas notícias no portal SBT News
"Hoje, a meu convite, depois de muitos anos, reencontrei com @marinasilva. Relembramos da nossa história, desde quando nos conhecemos. Conversamos por duas horas e ela me apresentou propostas para um Brasil mais sustentável, mais justo e que volte a proteger o meio ambiente", escreveu Lula no Instagram.
A reaproximação acontece poucas semanas antes do primeiro turno da eleição para a presidência, momento em que a frente partidária encabeçada por Lula e pelo PT busca renovar antigas alianças e conquistar novas adesões. A chapa Lula/Alckmin lidera as pesquisas de intenções de votos, e ainda acredita na possibilidade de uma vitória no primeiro turno caso consiga novos votos e mais apoiadores.
Pano de fundo
Pela trajetória de ambos e pelo passado de aliança política, o encontro entre eles vinha sendo articulado e muito aguardado nas hostes petistas. Marina estava rompida com o PT desde 2014, quando foi candidata a presidência e não concordou com os ataques de outros partidos e candidaturas, notadamente os que partiram do grupo de Dilma Roussef. Agora, candidata a deputada federal pelo partido Rede Sustentabilidade no estado de São Paulo, a ex-ministra deve formalizar o apoio à candidatura Lula e com isso viabilizar um número maior de congressistas favoráveis à temática ambiental, sua principal área de interesse. Para a campanha de Lula significa agregar uma forte "puxadora de votos" em busca do melhor desempenho na disputa eleitoral.
Histórico
Marina Silva filiou-se ao Partido dos Trabalhadores em 1986. Pela legenda disputou seus primeiros cargos eletivos. Sempre pelo estado do Acre, onde nasceu, foi vereadora, deputada estadual e senadora por duas vezes. Tornou-se ministra do Meio Ambiente, já no primeiro mandato de Lula como presidente. Deixou o partido em 2009 para filiar-se ao Partido Verde, pelo qual se candidataria à presidência da República pela primeira vez no ano seguinte. Ficou em terceiro lugar com 19 milhões de votos. Em 2014 foi novamente candidata, mas desta vez pelo Partido Socialista Brasileiro, após a morte de Eduardo Campos. Obteve 22 milhões de votos e voltou a ficar em terceiro lugar. É uma das criadoras do partido Rede Sustentabilidade, pelo qual disputou a presidência pela terceira vez em 2018.
Lula e Marina comparecem juntos à uma entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (12.set), quando será formalizado o apoio à candidatura do petista à presidência.