Diálogo construirá solução para vacina contra Covid-19, diz Maia
Parlamentar afirmou que Doria tem o apoio da Câmara para avançar nas negociações da vacina chinesa CoronaVac
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) ofereceu apoio da Casa à vacina Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. O deputado participou de uma coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, nesta sexta-feira (23).
Ao lado do governador João Doria (PSDB), o parlamentar defendeu diálogo com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para "construir uma solução" favorável ao antivírus e a qualquer outro medicamento contra o coronavírus.
"Que após o entrevero dessa semana, seja possível construir uma nova solução. As coisas mudam, a gente pode amadurecer e mudar de opinião. Sou otimista, a posição de ontem pode não ser a dos próximos 15 ou 30 dias. O importante é que a gente consiga rapidamente uma, duas, três vacinas para vacinar a população brasileira. Estamos à disposição para construir um entendimento assim que a Anvisa autorizar. Nesse momento, não será mais uma questão de ser da China, é uma questão de ter sido autorizada. Precisamos ampliar o diálogo com o presidente. O senhor [Doria] pode contar com a Câmara, com o diálogo, vamos restabelecer o bom diálogo para que possamos construir a solução. Sem a vacina, a situação vai ficar muito complexa", afirmou.
Maia ainda falou sobre a importância da China para as relações comerciais entre os dois países.
"Assim como os EUA, são parceiros estratégicos. A parceria é muito importante começando pelo agronegócio que tem uma bancada enorme no Congresso. Não vejo problema no Congresso na relação com a China, respeitando a posição do presidente Bolsonaro", explicou.