Ciro Gomes se filia ao PSDB nesta quarta (22)
Ex-ministro e ex-governador do Ceará, político volta ao partido e deve disputar governo do estado em 2026 contra Elmano de Freitas (PT)

Gabriela Vieira
Ciro Gomes se filia ao PSDB em evento nesta quarta-feira (22), em Fortaleza (CE). Ele planeja disputar o governo do Ceará nas eleições de 2026. Antes, fez parte do PDT, que tem Carlos Lupi como presidente, por dez anos.
Ex-ministro e ex-governador do Ceará, Gomes comunicou ao PDT sua desfiliação na última sexta (17). Como apurou o SBT, PSDB e União Brasil eram opções que estavam no radar do político.
+ Ciro entrega pedido de desfiliação do PDT, afirma Lupi ao SBT News
A mudança de partido ocorre em meio a duras críticas dele à gestão do governador Elmano de Freitas (PT) no Ceará. O PDT é aliado do petista no estado e, mesmo com a pressão de Gomes, não abriu mão da aliança.
A tendência, segundo aliados, é que Gomes concorra ao governo do Ceará contra Elmano de Freitas na eleição do próximo ano.
+ Presidente do PSDB no Ceará anuncia a filiação de Ciro Gomes
Essa é a sétima troca de partido na carreira de Gomes. Ele já esteve anteriormente no PSDB, partido pelo qual governou o Ceará de 1991 a 1994. A bordo do PDT, disputou duas eleições presidenciais.