Publicidade
Polícia

Suspeitos de pichação de sedes de poderes, órgãos públicos e monumentos são alvos da polícia em Brasília

Grupo teria causado mais de R$ 1 milhão em prejuízos com pichações em áreas tombadas e prédios públicos da capital

Imagem da noticia Suspeitos de pichação de sedes de poderes, órgãos públicos e monumentos são alvos da polícia em Brasília
Placa pública pichada na quadra 8 do Cruzeiro Velho, Distrito Federal | Reprodução/PCDF
Publicidade

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou, nesta segunda-feira (2), a Operação Rabiscagem, voltada ao combate de atos de pichação contra patrimônios públicos e privados em Brasília. De acordo com a corporação, os alvos da ação são integrantes de grupos suspeitos de vandalizar sedes dos três poderes, órgãos públicos, monumentos tombados, igrejas, placas públicas e residências no Distrito Federal.

+ PM prende falso médico com remédios controlados no Distrito Federal

As investigações duraram cerca de um ano e identificaram os principais autores das pichações, classificados como reincidentes e organizados em grupos rivais. Segundo a polícia, os envolvidos praticam as ações de forma recorrente e promovem disputas entre si por territórios, desrespeitando normas públicas e atingindo inclusive templos religiosos e imóveis de idosos sem condições financeiras para reparar os danos.

Entre os locais danificados estão igrejas na região do Sudoeste, a Ponte JK, viadutos e residências no Cruzeiro, além de placas públicas. As pichações causam, segundo a PCDF, "intensa poluição visual e prejuízos estimados em mais de R$ 1 milhão por ano aos cofres públicos".

A operação está sob responsabilidade da 3ª Delegacia de Polícia, que realizou nesta manhã o cumprimento de mandados judiciais contra os suspeitos. A PCDF não divulgou o número de pessoas investigadas nem detalhes sobre eventuais prisões até o momento.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade