Roseana Murray: Justiça torna réus responsáveis por pitbulls
Acusados vão responder por maus-tratos e por negligência na guarda de animais potencialmente perigosos
Iris Tavares
A Justiça do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público contra Ana Beatriz da Conceição Dantas Pinheiro, Kayky da Conceição Ribeiro dos Santos, Davidson Ribeiro dos Santos e tornou os três réus do caso Roseana Murray. A escritora, de 73 anos, foi atacada por três cães da raça pitbull no dia cinco de abril, em Saquarema, na Região dos Lagos.
Os acusados são responsáveis pelos cães e vão responder em liberdade por maus-tratos e por não terem guardado com devida cautela animais perigosos.
“Os denunciados, agindo com negligência e imprudência, ofenderam a integridade física da vítima Roseana Murray, causando-lhes as lesões corporais”, escreveu o juiz Andrew Francis dos Santos Maciel na decisão.
Após ter o braço direito dilacerado e perder uma orelha, Roseana precisou ficar internada durante 13 dias no Hospital Estadual Alberto Torres, unidade de saúde carioca referência em traumas.
Em entrevista ao SBT News, um mês após o ataque, ela contou que aprendeu muito durante o período que passou no hospital.
“Esse hospital é uma referência em cuidados humanos. Nunca vi nada igual. A enfermagem tem mel, o pessoal da limpeza, o pessoal da cozinha. O hospital é uma grande colmeia onde todos se comunicam. Amei ter sido ressuscitada por esse hospital”, disse.
A defesa dos réus disse discordar da denúncia oferecida pelo Ministério Público "uma vez que não está lastreada nos elementos coligidos nos autos". "O magistrado também equivoca-se em recebê-la integralmente", diz o advogado Wallace Martins.