Polícia prende sete suspeitos por furto e desmanche de carros de luxo em SP
Operação 60 Segundos desmantela quadrilha especializada em veículos esportivos de alto padrão

Fernanda Trigueiro
Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) prenderam sete suspeitos de integrar uma quadrilha especializada em furto, desmanche e comercialização ilegal de peças de carros esportivos de luxo. A operação, batizada de “60 Segundos”, foi realizada nesta terça-feira (27) e contou com mais de 60 agentes, além do apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM).
A ação cumpriu um mandado de prisão e oito de busca e apreensão em bairros da Zona Sul de São Paulo, na região da Vila Clara, e no município de Diadema, no Grande ABC. Os suspeitos, com idades entre 20 e 30 anos, já possuíam antecedentes criminais por furto, roubo e golpes financeiros.
As investigações começaram após o furto de seis veículos da marca Porsche dentro de um estacionamento na Zona Sul de São Paulo, ocorrido em 31 de janeiro. Na época, um suspeito já havia sido preso. A polícia investiga a possível conexão da quadrilha com outros crimes semelhantes.
+DNA de dois PMs são encontrados em carro e roupas usadas na morte de Gritzbach
A operação foi conduzida por policiais da 1ª Delegacia da Divecar (Investigações sobre Roubo e Furto de Veículos). O nome da ação faz referência ao filme “60 Segundos”, no qual uma quadrilha rouba carros de luxo em tempo recorde. As apurações indicam que o grupo operava de maneira estruturada, com funções específicas para cada integrante.
Durante a operação, os policiais encontraram um galpão utilizado para desmontar veículos furtados e adulterar chassis. Além disso, foram apreendidas peças de alto valor, que serão analisadas para identificação dos proprietários por meio da numeração de série.
A quadrilha utilizava uma estratégia conhecida como “esfriar” os veículos: após os furtos, os carros eram deixados estacionados por algumas horas para verificar se possuíam rastreadores. Os seis Porsches furtados foram localizados horas após o crime.
O crime
Os seis veículos, avaliados em aproximadamente R$ 3 milhões, foram furtados de um estacionamento na Rua Funchal, na Vila Olímpia, Zona Sul de São Paulo, na madrugada do dia 30 de janeiro.
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento em que um dos criminosos pula o muro do estabelecimento, pega a chave de um dos carros, que estava sobre uma das rodas, e foge dirigindo. A Polícia Civil segue investigando a atuação da quadrilha e possíveis novos envolvidos.