Polícia prende quadrilha especializada em golpe do empréstimo consignado no Rio
Foram encontrados registros de ocorrência contra o grupo em delegacias do Rio, Pernambuco, Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Amapá, Goiás e Tocantins

Raíza Chaves
O Ministério Público do Rio de Janeiro, por meio do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), prendeu nesta quinta-feira (29) três pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada no golpe do empréstimo consignado.
Na operação, a polícia saiu para cumprir sete mandados de prisão e dez de busca e apreensão contra integrantes da quadrilha nos bairros de Turiaçu, Rocha Miranda e Pavuna, na zona norte, e em Bangu, na zona oeste.
Os alvos foram denunciados pelo Ministério Público pelo crime de constituição de organização criminosa.
Nas delegacias locais foram encontrados registros de ocorrência contra o grupo em delegacias do Rio, Pernambuco, Acre, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio Grande do Norte, Goiás, Amapá, Goiás e Tocantins.
Segundo a denúncia, os golpes eram aplicados através da empresa Start Vip Consultoria Crédito, que tem sede em Rocha Miranda e as principais vítimas da quadrilha eram aposentados ou pessoas com pouca instrução financeira.
Golpe
Os criminosos entravam em contato com as vítimas inventando que haviam dívidas no nome delas. Em seguida, a quadrilha oferecia um acordo: caso transferissem a cobrança para a Star Vip, teriam condições de quitar as dívidas com menos parcelas.
A condição para o acordo era que fosse feito um empréstimo consignado e o dinheiro fosse transferido para os golpistas. Ainda segundo as investigações, o grupo também oferecia investimentos.