Publicidade
Polícia

Polícia prende 10 pessoas e apreende toneladas de fios em operação contra ferro-velho ilegal no Rio

Local, que fica no Complexo da Pedreira, é considerado maior polo de receptação de fios de cobre e materiais metálicos furtados

, ,
• Atualizado em
Publicidade

Pelo menos 10 pessoas foram presas durante uma operação da Polícia Civil, nesta quinta-feira (17), contra o principal ferro-velho clandestino da zona norte do Rio de Janeiro. Segundo as investigações, o local – que fica no Complexo da Pedreira – é considerado o maior polo de receptação de fios de cobre e materiais metálicos furtados. Mais de 10 toneladas de material metálico irregular foram apreendidas.

+ Operação da PF mira fraudes contra INSS no RJ; um dos suspeitos era chamado de "Rei do Benefício"

Os agentes da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), com apoio da Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), saíram ainda de madrugada com destino à Baixada Fluminense e ao Complexo de Pedreira, em Costa Barros, na zona norte, onde fica o ferro-velho. O objetivo da Operação "Caminhos do Cobre" era cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão para desarticular o estabelecimento clandestino.

Toneladas de material metálico irregular foram apreendidas | Reprodução
Toneladas de material metálico irregular foram apreendidas | Reprodução

De acordo com a Polícia Civil, o ferro-velho é o maior polo de receptação de fios de cobre e materiais de metal – furtados de concessionárias de energia, transporte e telecomunicações. Ainda segundo a polícia, o espaço é administrado por dois irmãos.

Conhecidos como "Coelhão" e "Arafat", eles têm passagens por roubo de veículos, roubo de cargas e receptação qualificada e estão ligados com o tráfico de drogas, que oferece proteção e infraestrutura para o funcionamento do ferro-velho ilegal.

Desde o início da operação, em setembro do ano passado, cerca de 90 pessoas foram presas – entre elas, o operador logístico do grupo, detido em flagrante transportando mais de uma tonelada de cabos de cobre furtados de concessionárias. Pelo menos 260 ferros-velhos foram fiscalizados e mais de 250 toneladas de fios de cobre e materiais metálicos foram apreendidos.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade