Polícia

Polícia investiga a morte de 10 gatos por envenenamento em ONG de BH

Veterinária suspeita que animais foram contaminados por chumbinho

Imagem da noticia Polícia investiga a morte de 10 gatos por envenenamento em ONG de BH
Dois gatos seguem internados em estado grave / Reprodução Redes Sociais

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de dez gatos com suspeita de envenenamento. O caso aconteceu na manhã do último sábado (22), na ONG BastAdotar, que fica no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. Outros dois seguem internados em estado grave.

SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela ONG, os animais começaram a passar mal durante a manhã e teriam ingerido algum alimento envenenado, ofertado por alguém, já que o local onde os gatos estavam é completamente cercado por telas. Ana Flávia Vieira Pires, presidente da organização, conta que encontrou camisas no terreno dos vizinhos, que teriam sido usadas para invadir seus terrenos e entrar no local.

A veterinária da ONG responsável pelos animais fez a necropsia de um dos gatos e informou que identificou chumbinho no corpo. A perícia da Polícia Civil também recolheu material para análise e investigação, e uma equipe da prefeitura fez a retirada dos corpos dos felinos.

O chumbinho é um produto clandestino, não registrado em nenhum órgão do governo. Ele é usado irregularmente como veneno para ratos e com a venda considerada crime, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta segunda-feira (24), responsáveis pela BastAdotar estiveram no Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) para fazer a representação do boletim de ocorrência e se reuniram com o delegado para tentar localizar um possível suspeito.

Além dos 10 gatos mortos, outros dois felinos estão internados no Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte com quadro delicado e grave, mas com leve melhora nesta manhã. Estima-se que 100 gatos viviam no local e alguns deles iam participar de uma feira de adoção no último fim de semana.

A pena para o envenenamento de animais, para casos envolvendo cães e gatos, conforme a Lei nº 14.064/2020, é de 2 a 5 anos de reclusão, sendo maior se resultar na morte do animal. Quando o crime envolve a fabricação, venda ou uso de substâncias tóxicas ilegais, como o chumbinho, a punição pode chegar a 15 anos de reclusão, conforme o artigo 273 do Código Penal.

Últimas Notícias