Publicidade
Polícia

Polícia investiga a morte de 10 gatos por envenenamento em ONG de BH

Veterinária suspeita que animais foram contaminados por chumbinho

Imagem da noticia Polícia investiga a morte de 10 gatos por envenenamento em ONG de BH
Dois gatos seguem internados em estado grave / Reprodução Redes Sociais
Publicidade

A Polícia Civil de Minas Gerais investiga a morte de dez gatos com suspeita de envenenamento. O caso aconteceu na manhã do último sábado (22), na ONG BastAdotar, que fica no bairro Carlos Prates, em Belo Horizonte. Outros dois seguem internados em estado grave.

+ Dia do Gato: como proteger seu bichinho do calor?

De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela ONG, os animais começaram a passar mal durante a manhã e teriam ingerido algum alimento envenenado, ofertado por alguém, já que o local onde os gatos estavam é completamente cercado por telas. Ana Flávia Vieira Pires, presidente da organização, conta que encontrou camisas no terreno dos vizinhos, que teriam sido usadas para invadir seus terrenos e entrar no local.

A veterinária da ONG responsável pelos animais fez a necropsia de um dos gatos e informou que identificou chumbinho no corpo. A perícia da Polícia Civil também recolheu material para análise e investigação, e uma equipe da prefeitura fez a retirada dos corpos dos felinos.

O chumbinho é um produto clandestino, não registrado em nenhum órgão do governo. Ele é usado irregularmente como veneno para ratos e com a venda considerada crime, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Nesta segunda-feira (24), responsáveis pela BastAdotar estiveram no Departamento Estadual de Investigações de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) para fazer a representação do boletim de ocorrência e se reuniram com o delegado para tentar localizar um possível suspeito.

Além dos 10 gatos mortos, outros dois felinos estão internados no Complexo Público Veterinário de Belo Horizonte com quadro delicado e grave, mas com leve melhora nesta manhã. Estima-se que 100 gatos viviam no local e alguns deles iam participar de uma feira de adoção no último fim de semana.

+ Torcedor que arremessou cabeça de porco no clássico Corinthians x Palmeiras é detido em SP

A pena para o envenenamento de animais, para casos envolvendo cães e gatos, conforme a Lei nº 14.064/2020, é de 2 a 5 anos de reclusão, sendo maior se resultar na morte do animal. Quando o crime envolve a fabricação, venda ou uso de substâncias tóxicas ilegais, como o chumbinho, a punição pode chegar a 15 anos de reclusão, conforme o artigo 273 do Código Penal.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade