Polícia Federal faz operação contra grupo suspeito de invadir sistemas do Incra
Investigados utilizavam certificados digitais falsos em nome de servidores para ter a acesso à área restrita do sistema interno do órgão
A Polícia Federal (PF) cumpriu, nesta quinta-feira (31), oito mandados de busca e apreensão nas cidades de Jales (SP), Imperatriz (MA) e Açailândia (MA) contra uma organização criminosa suspeita de invadir sistemas do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A operação foi batizada de Shadowland.
+ Polícia Federal investiga grupo suspeito de lavar mais de R$2,6 bi do contrabando de agrotóxicos
Segundo as investigações, servidores do órgão detectaram acessos indevidos aos sistemas internos da instituição e comunicaram à polícia.
Para acessar áreas restritas, os investigados utilizavam certificados digitais falsos, emitidos em nome de funcionários do Incra e de terceiros, para obter acesso aos sistemas e cometer fraudes.
Após a falha ter sido identificada, o Incra alterou os protocolos de acesso ao sistema e impediu que ocorressem novas invasões. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) auxiliou a PF nas investigações, ajudando na identificação dos acessos criminosos.
+ Motorista aciona polícia após tentativa de sequestro e é preso com mais de 4 toneladas de maconha
Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificado e falsidade ideológica.