Publicidade
Polícia

Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de vender agendamentos para consultas no SUS

Sistema interno era utilizado para reservas de atendimento irregular; grupo criminoso vendia vagas em troca de apoio eleitoral

Imagem da noticia Polícia Federal deflagra operação contra suspeitos de vender agendamentos para consultas no SUS
Polícia Federal deflagra operação para desarticular esquema de fraudes no SUS com fins eleitorais | Divulgação PF
Publicidade

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (21), operação contra uma organização criminosa envolvida na reserva e venda ilegal de vagas para atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), utilizando o Sistema Nacional de Regulação (SISREG). Foram cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Brasília (DF) e Queimados (RJ).

A Justiça também determinou o sequestro e bloqueio de bens, valores e ativos incompatíveis com a renda dos investigados, além do afastamento da função pública de alguns envolvidos com o esquema criminoso.

+ PM de folga reage a assalto e mata ladrão em farmácia de SP

Segundo as investigações o golpe começou após uma denúncia da Câmara Municipal de Queimados, que relatou que centenas de agendamentos para consultas médicas estavam sendo feitos de maneira irregular no SISREG. Suspeitos estavam se apropriando de vagas destinadas a cidadãos de Queimados para, posteriormente, redirecionar os atendimentos a pessoas de seu interesse. A venda das vagas foram eram feitas em troca de apoio político e eleitoral nas eleições de 2024.

+ Criminosos são detidos durante roubo de medicamentos de alto custo em São Paulo

O SISREG é responsável por regular o acesso aos serviços de saúde pública, garantindo que o atendimento seja feito de forma igualitária e com base nas necessidades da população.

Os envolvidos nas fraudes devem responder pelos crimes de organização criminosa, inserção de dados falsos em sistema de informação e corrupção eleitoral, com penas que podem ultrapassar 24 anos de prisão.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade