Polícia

Polícia desarticula golpe da falsa entrega em São Paulo e prende cinco suspeitos

Criminosos se passavam por entregadores de exames médicos e flores para aplicar golpes em vítimas em São Paulo e em Diadema

Imagem da noticia Polícia desarticula golpe da falsa entrega em São Paulo e prende cinco suspeitos
Produtos utilizados para a realização de crimes | Foto: SBT News
• Atualizado em
SBT News Logo

Acompanhe o SBT News nas TVs por assinatura Claro (586), Vivo (576), Sky (580) e Oi (175), via streaming pelo +SBT, Site e YouTube, além dos canais nas Smart TVs Samsung e LG.

Siga no Google Discover

A Polícia Civil de São Paulo desarticulou um esquema criminoso que aplicava golpes por meio de falsas entregas de exames médicos e flores. A operação “Feliz Aniversário”, conduzida pelo Distrito Policial do Parque São Lucas, cumpriu 10 mandados de busca e apreensão e prendeu cinco suspeitos nesta terça-feira (25).

As investigações, iniciadas em dezembro do ano passado, revelaram que os criminosos obtinham dados pessoais das vítimas, como nome completo, data de nascimento e endereço. Aproveitando-se dessas informações, os golpistas visitavam as casas dos alvos se passando por entregadores. Para aumentar a credibilidade, levavam envelopes semelhantes aos usados por laboratórios e exigiam pagamentos para a liberação dos supostos exames. Além disso, alteravam valores e conseguiam acessar senhas bancárias das vítimas.

A polícia identificou pelo menos 40 vítimas do esquema, com um prejuízo estimado em mais de R$ 500 mil. Todos os suspeitos já tinham antecedentes criminais e atuavam especificamente no golpe da falsa entrega de exames.

Ao realizar o pagamento, as vítimas corriam o risco de ter seus dados bancários roubados, resultando em perdas financeiras ainda maiores.

A operação contou com a participação de 40 policiais, que cumpriram os mandados tanto na capital paulista quanto na cidade de Diadema, na Grande São Paulo.

Dicas de segurança para evitar golpes

Empresas de entrega e laboratórios reforçam que:

  • Não enviam e-mails com anexos, exceto nota fiscal
  • Não solicitam senhas ou fotos dos clientes
  • Não pedem nenhum tipo de pagamento na entrega
  • Não utilizam boletos como forma de cobrança
  • Não solicitam instalação de programas ou aplicativos

A polícia orienta que, em caso de suspeita, a vítima deve entrar em contato diretamente com o laboratório ou empresa responsável pelo serviço.

Últimas Notícias