Polícia de SP intima 1,5 mil usuários de celulares com queixa de roubo
Portadores dos aparelhos deverão comprovar legalidade ou devolvê-lo voluntariamente

SBT News
A Polícia Civil de São Paulo enviou, nesta quarta-feira (1º), cerca de 1,5 mil notificações para pessoas em posse de celulares com restrição criminal. Elas terão três dias para comparecer à delegacia e comprovar a legalidade do aparelho ou devolvê-lo voluntariamente.
Caso não atendam à intimação, os usuários poderão responder por crime de receptação, a depender do caso. Além das notificações, os policiais também realizam buscas a partir de mandados expedidos pelo Poder Judiciário e efetuam fiscalizações em estabelecimentos comerciais para identificar receptadores e desarticular redes criminosas de revenda de aparelhos.
+ Polícia mira quadrilha que roubava cargas de remédio para abastecer farmácia
A ação é realizada pelo programa SP Mobile, cujo objetivo é recuperar os dispositivos roubados ou furtados que foram ativados por terceiros após o crime. Eles foram identificados após o cruzamento de informações de boletins de ocorrência com os dados fornecidos pelas operadoras de telefonia.
Segundo o Núcleo Estratégico Interdisciplinar do sistema SP Mobile, a maioria das pessoas notificadas anteriormente nesses casos alegou ter adquirido o celular de terceiros ou em estabelecimentos comerciais, sem saber da procedência do aparelho.
+ Justiça muda entendimento e influenciador Gato Preto vai responder por tentativa de homicídio
Mais de 8 mil aparelhos recuperados
O SP Mobile começou na capital paulista e se expandiu para todo o estado em junho 2025. Desde então, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, mais de 8 mil aparelhos foram recuperados, sendo que 3,8 mil já foram devolvidos aos donos.
Para que a devolução aconteça, a Polícia Civil destaca a necessidade de informar no boletim de ocorrência o número de identificação do celular, o IMEI (International Mobile Equipment Identity), que fica na etiqueta da caixa do celular ou na nota fiscal de venda.
+ PM mata namorada dentro de casa e é encontrado morto em Arujá (SP)