Publicidade
Polícia

Nova fase de operação contra expansão de facção no Rio de Janeiro tem 20 presos

Operação Contenção mira líderes do tráfico e cumpre mandados de prisão e de busca nesta quarta-feira (17)

Imagem da noticia Nova fase de operação contra expansão de facção no Rio de Janeiro tem 20 presos
Nova fase da Operação Contenção. | Reprodução
• Atualizado em
Publicidade

A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (17), mais uma fase da Operação Contenção, com foco nas disputas territoriais do Comando Vermelho (CV) na zona oeste do Rio de Janeiro. O objetivo da ofensiva é cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra integrantes da facção que atuam na região. Pelo menos 20 suspeitos já foram presos.

A ação acontece nas comunidades do Catiri e da Vila Kennedy, envolvendo agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da Capital (DRE-CAP), da 34ª DP (Bangu) e da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), com apoio dos Departamentos-Gerais de Polícia Especializada (DGPE) e da Capital (DGPC), além da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap).

Segundo as investigações, líderes do tráfico no Complexo da Penha, entre eles Edgar Alves de Andrade, o Doca, e seu principal aliado, Carlos Costa Neves, o Gadernal, estariam coordenando a expansão da facção para áreas do Catiri e de Campo Grande, utilizando a Vila Kennedy como base logística e operacional.

+ Operação contra facção criminosa prende 19 pessoas no Rio de Janeiro

De acordo com a polícia, dessa região partiam ofensivas violentas que resultaram em homicídios e graves violações à ordem pública. Os criminosos também seriam responsáveis por impor toques de recolher, expulsar moradores de suas casas e instalar barricadas para dificultar a entrada de forças de segurança.

As investigações revelaram ainda o uso intensivo de tecnologia, com drones empregados para monitorar a movimentação policial e orientar ataques contra rivais e agentes públicos. Com base em provas técnicas, a Justiça expediu mandados para desarticular a célula criminosa.

+ Justiça do Rio proíbe torcida organizada do Flamengo de frequentar estádios por dois anos

Desde o início da Operação Contenção, a polícia já prendeu mais de 50 suspeitos e confirmou a neutralização de sete criminosos em confrontos.

A estratégia, segundo a corporação, busca enfraquecer a estrutura financeira, logística e operacional do Comando Vermelho na região, além de conter o avanço territorial da facção.

Publicidade

Assuntos relacionados

Polícia
Operação policial
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade