Polícia cumpre mais de 30 mandados por assassinatos na Bahia
Operação Impacto mobiliza cerca de 100 policiais em Salvador e outras cidades para reduzir crimes violentos

Bianka Santos
A Polícia Civil da Bahia cumpre mais de 30 mandados por assassinatos nesta quinta-feira (23) em Salvador, Região Metropolitana e interior do estado. As ações, que são uma etapa da Operação Impacto, envolve Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que vão desde lesão corporal seguida de morte, homicídios até latrocínio.
Na capital, mais de 30 mandados judiciais são cumpridos de forma integrada em cerca de 10 bairros em Salvador, por mais de 100 policiais civis e militares sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública. Segundo informações da Polícia Civil da Bahia, o foco principal da Operação Impacto é a redução dos crimes violentos e a preservação de vidas, por meio da retirada do convívio social de acusados e demais envolvidos.
De acordo com a SSP-BA, as ações contam com a atuação da Polícia Civil por meio dos Departamentos de Polícia Metropolitana (Depom), Polícia do Interior (Depin) e Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), além do apoio do Departamento de Polícia Técnica (DPT).
A Polícia Militar conta com guarnições dos Batalhões Apolo, Gêmeos, de Polícia de Choque (BPchq), de Patrulhamento Tático Móvel (BPatamo), de Polícia Rodoviária (BPRV) e o Esquadrão Águia (ESQD.MCL/Águia), Rondesp Central e 48ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM).
Violência na Bahia
Segundo dados do Anuário de Segurança Pública, o estado da Bahia é o segundo mais violento do Brasil. De acordo com o ranking, o Amapá lidera a lista dos estados mais violentos do Brasil, com uma taxa de 45,1 mortes por 100 mil habitantes. Em seguida, aparecem a Bahia (40,6), Ceará (37,5), Pernambuco (36,2) e Alagoas (35,4).
*Sob supervisão