Polícia apreende 72 veículos em operação contra rachas em São Paulo
Disputas aconteciam em uma das vias mais movimentadas da capital paulista
72 veículos foram apreendidos e um motorista acabou preso durante uma operação da polícia contra rachas em São Paulo. As disputas aconteciam em uma das vias mais movimentadas da capital paulista.
Vídeos postados em redes sociais, e analisados pela polícia, mostram os participantes dos rachas em ação. Uma aglomeração de motoristas que fazem corridas ilegais é vista, além de outras manobras perigosas em plena marginal do Rio Pinheiros, na zona sul de São Paulo.
Mais de 30 policiais e equipes do Detran conseguiram impedir a transgressão na noite desta quinta-feira (15). Os participantes costumam se reunir em um posto de combustíveis e aceleram durante a madrugada, período com menor trânsito na via. A operação apreendeu 69 carros e três motos. 72 pessoas foram autuadas.
"A gente estava estacionado no final da rua, paramos para tomar uma água quando o policial autuou a gente, e vai guinchar o carro sem uma maneira cabível, isso é triste", diz Breno Oliveira, um dos motoristas autuados.
O grupo já estava sendo monitorado pelo serviço de inteligência do policiamento de trânsito. As investigações identificaram que os rachas eram organizados por influenciadores digitais, que convidavam os interessados pelas redes sociais.
Além dos veículos recolhidos, um homem, de 38 anos, foi preso em flagrante após apresentar uma carteira de habilitação falsa.
"A gente já vem observando, a gente tem várias placas anotadas, de vários condutores que já participaram, e todos que a gente está autuando, a gente tem certeza que participam desses eventos", afirma Tarcísio Bueno, capitão da Polícia Militar.
Os condutores foram autuados por participar de evento não autorizado em via pública. A infração é gravíssima, punida com 7 pontos na carteira e multa de R$ 2.934,70,). O motorista pode ter a CNH suspensa. Para retirar o veículo do pátio, é preciso pagar as despesas de reboque e estadia, e responder a outras irregularidades.
"Tem alguns veículos que estão com o licenciamento em atraso, alguns condutores que não são habilitados, e estão conduzindo esses veículos, alguns veículos em mau estado de conservação", diz o capitão da PM.