PM atira à queima-roupa em homem desarmado na Baixada Santista
Governo de SP diz que ocorrência não tem relação com a Operação Escudo, de combate ao crime organizado
Um policial militar atirou duas vezes à queima-roupa em um homem desarmado no bairro Bitaru, na cidade de São Vicente, na Baixada Santista. A ação do policial foi gravada por moradores da região. A Secretaria de Segurança Pública (SSP), do governo Tarcísio de Freitas, abriu investigação para apurar o caso.
As imagens mostram uma discussão entre o homem e o policial. O agente, repentinamente, atira contra a perna do homem, que estava afastado a, pelo menos, um metro do policial. O homem começa a mancar após receber o primeiro tiro. O policial tenta segurar o homem, que procura uma cadeira para se sentar e afasta o agente com o braço.
O policial desfere um soco no homem, que reage e investe contra o agente e tenta dar um tapa, momento no qual o policial faz o segundo disparo, que derruba o homem. As imagens, fortes, foram divulgadas nas redes sociais pelo deputado estadual Eduardo Suplicy (PT).
Em nota, a SSP informou a seguinte versão: "A PM foi acionada via 190 para uma ocorrência no local e durante a abordagem um homem investiu contra os policiais, que intervieram. Atingido, o homem foi prontamente socorrido ao hospital."
Operação Escudo
De acordo com a secretaria, a ocorrência não tem relação com a Operação Escudo, de combate ao crime organizado, que está em curso na Baixada Santista.
A região é alvo de uma nova fase da Operação Escudo, lançada como reação à morte do policial militar da Rota Samuel Wesley Cosmo, em Santos, no dia 2. A operação resultou, até quarta-feira (7), em nove mortos.