PF prende chinês que embarcava para Hong Kong com 6 kg de ouro sem autorização em Guarulhos (SP)
As 17 peças metálicas foram encontradas em bagagens, sem autorização de transporte; placas valem, na cotação desta quinta (4), R$ 2,5 milhões

Carlos Catelan
A Polícia Federal (PF) em São Paulo prendeu, nessa quarta-feira (3), um homem chinês que transportava 6 kg de ouro sem autorização no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele embarcava para Hong Kong, território autônomo no país asiático.
+ Garimpo ilegal: PF encontra mais de 70 pessoas em condições análogas à escravidão no Amazonas
No momento do despacho, foram encontradas na bagagem 17 peças metálicas envolvidas em fita isolante e pacotes de café, segundo a PF. Placas de ouro valem, na cotação desta quinta (4) para 24 quilates, R$ 2.546.640.

Como não apresentou a documentação legal para o transporte do material, ele será preso, conforme afirmado pela PF, pela prática de crime contra a ordem econômica — usurpação de bens pertencentes à União.
Após a prisão, ficou constatado que o homem estava envolvido em outra apreensão similar, ocorrida em Foz do Iguaçu (PR) em 8 de maio de 2024, ocasião em que ocorreu a apreensão de 1 kg do metal. Ele será apresentado à Justiça Federal.
Pena possível, se condenado: detenção de um a cinco anos e multa (a ser definida pelo juiz).