PF prende chinês que embarcava para Hong Kong com 6 kg de ouro sem autorização em Guarulhos (SP)
As 17 peças metálicas foram encontradas em bagagens, sem autorização de transporte; placas valem, na cotação desta quinta (4), R$ 2,5 milhões

Carlos Catelan
A Polícia Federal (PF) em São Paulo prendeu, nessa quarta-feira (3), um homem chinês que transportava 6 kg de ouro sem autorização no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Ele embarcava para Hong Kong, território autônomo no país asiático.
No momento do despacho, foram encontradas na bagagem 17 peças metálicas envolvidas em fita isolante e pacotes de café, segundo a PF. Placas de ouro valem, na cotação desta quinta (4) para 24 quilates, R$ 2.546.640.

Como não apresentou a documentação legal para o transporte do material, ele será preso, conforme afirmado pela PF, pela prática de crime contra a ordem econômica — usurpação de bens pertencentes à União.
Após a prisão, ficou constatado que o homem estava envolvido em outra apreensão similar, ocorrida em Foz do Iguaçu (PR) em 8 de maio de 2024, ocasião em que ocorreu a apreensão de 1 kg do metal. Ele será apresentado à Justiça Federal.
Pena possível, se condenado: detenção de um a cinco anos e multa (a ser definida pelo juiz).








