PF investiga vazamento de prova do Enem no Ceará
Operação Limite Virtual cumpre dois mandados de busca e apreensão em Sobral
Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Federal lançou a Operação Limite Virtual para conduzir uma investigação a respeito do vazamento ilícito da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Dois mandados de busca e apreensão, autorizados pela Justiça Federal, são cumpridos em Sobral (CE) no decorrer da operação.
+ Operação Lesa Pátria: PF faz buscas em Barueri (SP) contra suspeitos do 8/1
A apuração identificou indícios de crimes relacionados à divulgação ilícita do conteúdo da prova do Enem nas redes sociais.
Após receber a comunicação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP), a Polícia Federal iniciou as investigações e conseguiu identificar o suspeito do crime, que mora em Sobral (CE).
Vazamento do caderno Rosa
Há evidências de divulgação irregular do tema da redação associado ao caderno Rosa do Enem 2023, durante a aplicação da prova.
As ações do investigado, em tese, podem configurar a prática do crime de fraude em certame de interesse público, sujeito a penas que podem alcançar até oito anos de prisão.
Limite Virtual
O nome escolhido para a operação tem o propósito de conscientizar a população sobre os limites que devem ser observados nas redes sociais, destacando a importância de preservar a integridade e a segurança de informações sensíveis.