PF faz operação contra organização criminosa especializada em venda de celulares
Segundo as investigações, grupo importava os eletrônicos de forma ilegal e atraía clientes nas redes sociais
A Polícia Federal deflagrou, na manhã nesta terça-feira (20), a Operação iLegal, que investiga um grupo criminoso acusado de usar as redes sociais para comercializar produtos eletrônicos importados irregularmente.
Os agentes cumprem 11 mandados de busca e apreensão nos municípios de Passo Fundo/RS (dois), Camargo/RS (seis), Nova Alvorada/RS (três) e um mandado de prisão preventiva. Também são executadas ordens judiciais de sequestro de dois imóveis, três veículos e outros bens móveis, além do bloqueio de valores existentes em contas bancárias de dez pessoas físicas e jurídicas.
A investigação da PF começou a partir da informação de que um indivíduo estaria entregando telefones celulares de forma irregular em um Shopping de Passo Fundo. O principal investigado teria realizado diversas viagens ao exterior e ao voltar ao Brasil, trazia produtos eletrônicos sem o pagamento dos tributos de importação.
Os clientes, segundo a polícia, eram atraídos por publicações nas redes sociais. A justiça determinou que todos os perfis usados pela organização criminosa sejam encerramentos. Segundo a PF, o homem que fazia as viagens foi “preso em flagrante, em outubro de 2023, ao transportar smartphones de última geração e alto valor comercial, além de outros itens importados ilegalmente”.
Os crimes investigados na Operação iLegal são os de descaminho, associação criminosa e lavagem de dinheiro.