PF chega a 200 kg de drogas apreendidas em 2024 no Aeroporto de Viracopos (SP)
Na última ação, agentes abordaram homem com 1 kg de cocaína que pretendia embarcar para a França
A Polícia Federal (PF) em Campinas (SP) informou nesta segunda-feira (3) que a operação fiscalizadora de caráter permanente no Aeroporto Internacional de Viracopos, batizada de Portão Oito, chegou a 200 kg em apreensões de drogas e realizou 28 prisões em 2024.
De janeiro a maio, 15 homens e 13 mulheres foram presos tentando deixar ou entrar no país com 73 kg de cocaína, 94 kg de maconha e 33 kg de MDMA (conhecido também como ecstasy). A operação segue no interior de São Paulo até 31 de dezembro.
São diversas táticas para transportar as drogas. Na última apreensão, feita em 29 de maio, foi preso um homem com 1 kg de cocaína escondida nas roupas e em cápsulas engolidas (método conhecido como "mula"). O passageiro, que é brasileiro, pretendia embarcar em voo com destino a Orly, na França.
A droga foi localizada durante fiscalização de rotina da PF no terminal de passageiros e bagagens do aeroporto. A ação também envolveu Receita Federal, Batalhão de Ações Especiais de Campinas (Baep) da Polícia Militar e Guarda Municipal de Campinas.