Operação da PF mira traficantes suspeitos de aliciar "mulas humanas" no Espírito Santo
Segundo as investigações, traficantes aliciavam vítimas e, em seguida, ordenavam que elas buscassem cocaína nos estados de fronteira do país, como Mato Grosso
A Polícia Federal (PF) realiza uma operação contra um grupo criminoso responsável por tráfico de drogas por meio de "mulas humanas" no Espírito Santo, nesta quinta-feira (1º).
Segundo as investigações, os traficantes aliciavam as vítimas e, em seguida, ordenavam que elas buscassem cocaína nos estados de fronteira do país, como o Mato Grosso.
+ Policial investigado por fraudar seguro de veículos é preso dentro de delegacia no Rio de Janeiro
O que são mulas humanas?
O termo "mula humana" se refere aos indivíduos que transportam a droga em seus corpos.
De acordo com as investigações, os aliciados recebiam cerca de R$ 3 mil por cada serviço.
+ Justiça nega e 8 irmãos ficam sem R$ 50 milhões de herança de ganhador da Mega Sena
A operação
Ainda de acordo com as investigações, que começaram em junho de 2023, quando a PF prendeu em flagrante dois indivíduos vindos do Mato Grosso com 14 kg de cocaína presos às pernas com fitas adesivas, o grupo movimentou cerca de 100 kg da droga em apenas 12 meses.
No total, são cumpridos, nesta quinta, dois mandados de prisão temporária no Espírito Santo e seis de busca e apreensão. Desse total, cinco no estado capixaba e um no Mato Grosso. Até o momento, foram apreendidos apenas aparelhos celulares.
Se condenados, os suspeitos poderão responder por tráfico e associação para o tráfico de drogas.