Publicidade
Polícia

Operação da PF mira rede de tráfico sexual e prende 5 suspeitos no Brasil e na Irlanda

Ação contou com cooperação internacional da Europol e da polícia irlandesa; grupo criminoso também é investigado por lavagem de dinheiro

Imagem da noticia Operação da PF mira rede de tráfico sexual e prende 5 suspeitos no Brasil e na Irlanda
Operação Cassandra foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (3) | Divulgação/PF
,
Publicidade

A Polícia Federal, em conjunto com a Receita Federal, realizou nesta quarta-feira (3) uma operação contra uma organização criminosa transnacional especializada no tráfico internacional de mulheres para exploração sexual. Cinco suspeitos foram presos preventivamente e 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em seis estados brasileiros e na Irlanda.

+ Jovem desaparecida de Manaus é encontrada presa no Japão

A Operação Cassandra contou com cooperação internacional da Europol e da Garda National Protective Services Bureau, da Irlanda, que deflagrou simultaneamente a Operation Rhyolite, voltada a investigar os mesmos crimes no país europeu. Além do tráfico sexual, o grupo também é investigado por rufianismo, lavagem de dinheiro e crimes contra o sistema financeiro e tributário.

Segundo as investigações, o grupo atua desde 2017, mantendo rigoroso controle sobre mulheres exploradas sexualmente. Até o momento, cerca de 70 vítimas já foram identificadas. Para ocultar os lucros obtidos, os criminosos utilizavam lavagem de dinheiro, fraudes documentais e outros crimes financeiros.

No Brasil, foram mobilizados cerca de 130 policiais federais e servidores da Receita Federal para cumprir sete mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão em seis estados: Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além disso, a Justiça Federal determinou 13 medidas restritivas de direitos contra integrantes da organização.

Na Irlanda, agentes foram para as ruas para realizar três prisões e diversos mandados de busca e apreensão em residências de investigados e estabelecimentos ligados à organização criminosa. Até a última atualização desta reportagem, cinco pessoas foram presas: quatro no Brasil e uma na Irlanda.

Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade