Mulher é morta pelo ex-marido em Sorocaba após anos de violência e ameaças
Janete foi esfaqueada na frente da mãe e do pai acamado; assassino fugiu, mas se entregou à polícia e está preso

Fabíola Corrêa
Um feminicídio que, segundo a família, foi planejado. “Ele já chegou com a faca”, afirma a mãe de Janete Rodrigues Moreira, de 48 anos, que foi assassinada dentro da casa do pai, em Sorocaba (SP).
Janete foi casada por mais de 20 anos com Odair José dos Santos. O relacionamento chegou ao fim há cerca de um ano e meio, depois de uma série de episódios de violência. Mesmo com a separação, as ameaças continuaram. Por isso, uma medida protetiva foi solicitada.
No dia do crime, em 1º de abril, Janete havia chegado à casa do pai, onde se revezava com uma cuidadora. Ela trancou o portão com um cadeado, como costumava fazer por medo do ex-marido. Mas Odair invadiu o imóvel pelos fundos, rasgou a medida protetiva e começou a agredir a ex-mulher na frente do pai dela, que está acamado.
+ Mulher denuncia agressão e acusa marido de obrigá-la a comer verme de cachorro
Gritos
Vizinhos ouviram os gritos e acionaram a mãe de Janete. Desesperada, ela correu até a casa, mas não conseguiu entrar por causa do cadeado. Do lado de fora, viu a filha ser esfaqueada.
A vítima foi socorrida e passou por cirurgias, mas não resistiu. Janete deixa uma filha de 23 anos, um neto e outro bebê a caminho, que ela não teve a chance de conhecer.
Odair fugiu após o crime, mas acabou se entregando à polícia e está preso. Segundo a mãe de Janete, ele também ameaçou outros familiares. “Todos nós estamos correndo risco”, desabafa.
Após o crime, enquanto Janete era socorrida, o agressor ainda ameaçou familiares. Testemunhas afirmam que ele lambeu a faca utilizada no ataque. Janete trabalhava como auxiliar de limpeza. Odair trabalhava como segurança em uma rede de supermercados da cidade. .