Mortes provocadas por PMs crescem 86% em SP no 1º trimestre de 2024
Na Baixada Santista, onde ocorre a Operação Verão, letalidade policial cresceu 427% no mesmo período
O número de mortes em ações da Polícia Militar no Estado de São Paulo aumentou 86% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados são do Ministério Público.
Nos três primeiros meses deste ano, foram registradas 197 mortes cometidas pela PM. No ano passado, foram 106 mortes no primeiro trimestre.
+ Tarcísio volta atrás e diz que vai comprar mais câmeras corporais para a PM
A cidade com maior número de mortes foi a capital paulista. Foram 47 vítimas este ano, enquanto no ano passado, foram 43. Nos dois períodos, a maioria das mortes foi cometida por policiais militares em serviço. Em 2024, foram 166 em serviço e 31 de folga. Em 2023, foram 76 em serviço e 30 de folga.
Na Baixada Santista, onde ocorreu a Operação Verão, a letalidade policial cresceu 427% no mesmo período.
+ Idoso é flagrado furtando celular de dentro de bolsa em restaurante de SP
Em nota, a Secretaria Estadual da Segurança Pública disse que "as mortes em confronto são consequência da reação de criminosos às operações de combate à criminalidade, que tem forte presença na Baixada Santista".
"Em todos os casos foram apreendidas as armas utilizadas pelos suspeitos para atacar os agentes de segurança, sendo as ocorrências rigorosamente investigadas pelas polícias Civil e Militar, com acompanhamento das respectivas corregedorias, Ministério Público e Poder Judiciário", diz um trecho do comunicado enviado pela pasta.