Polícia

Megaoperação cumpre mais de 80 mandados de prisão contra suspeitos de integrar facção criminosa

Foram cumpridos 88 mandados de prisão em Fortaleza, interior, outros estados e no Distrito Federal

• Atualizado em

Uma megaoperação da Polícia Civil cumpriu mais de 80 mandados de prisão contra pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa de origem cearense.

SBT News Logo

Siga o SBT News no Google Discover e fique por dentro das últimas notícias.

Siga no Google Discover

Foram cumpridos 88 mandados de prisão, sendo 43 contra pessoas em liberdade e 45 contra detentos que já estavam recolhidos no sistema prisional por outros crimes.

A operação ocorreu em quase todas as Áreas Integradas de Segurança de Fortaleza, na Região Metropolitana e no interior do Ceará, tanto no Norte quanto no Sul do estado. Também houve registros de prisões em Luiz Correia, no Piauí, em São Luís, no Maranhão, e em Brasília, no Distrito Federal.

Entre os presos, a maioria responde pela atuação dentro da facção criminosa. Também foram detidos suspeitos de homicídio doloso. Segundo dados da Polícia Civil, entre janeiro e julho foram 1.668 presos por assassinato e 1.131 por envolvimento com organizações criminosas.

Além das prisões, foram apreendidas armas e drogas, e a Justiça determinou o bloqueio de aproximadamente R$ 13 milhões das contas dos suspeitos.

"Essa ação é mais uma forma de enfrentamento ao crime organizado, em que buscamos tirar de circulação esses criminosos e bloquear o patrimônio", afirma o delegado-geral da Polícia Civil do Ceará, Márcio Gutierrez.

As investigações começaram há dez meses. Segundo a Polícia Civil, todos os presos possuem ficha criminal e pertencem à mesma hierarquia dentro da organização, atuando em funções diferentes.

O delegado titular da Draco, Thiago Salgado, detalhou o trabalho de investigação: "identificamos cada um deles, qual seria a conduta, onde residiam e qual era a função dentro dessa organização criminosa de origem cearense. Após individualizarmos a conduta, representamos junto ao Poder Judiciário".

Assuntos relacionados

Polícia
Tráfico
Ceará

Últimas Notícias