Polícia

Mais da metade da população evita usar celular na rua por medo de roubo, mostra Datafolha

Três em cada dez usuários de smartphone deixam aparelho em casa ou ocultam aplicativos financeiros

Imagem da noticia Mais da metade da população evita usar celular na rua por medo de roubo, mostra Datafolha
Brasileiros evitam usar celular nas ruas, mostra pesquisa | Reprodução
Publicidade

Três em cada cinco brasileiros evitam usar o celular nas ruas da própria cidade por medo de assalto. Para evitar prejuízos financeiros, 30% das pessoas deixam o aparelho em casa ou ocultam aplicativos de banco. Os dados fazem parte de uma pesquisa do Datafolha encomendada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Foram ouvidos 2.007 entrevistados com mais de 16 anos em 130 municípios do país, entre os dias 2 e 6 de junho. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais.

Mulheres, pessoas com 60 anos ou mais, com renda familiar até dois salários mínimos ou que moram em cidades de mais de 500 mil habitantes costumam ser mais preocupadas na proteção dos aparelhos ao caminhar nas ruas.

Segundo a pesquisa, 23% dos entrevistados afirmaram que contrataram seguros contra roubos ou furtos, ou já instalou aplicativos de salvamento seguro de senhas.

Notificação

Os entrevistados vítimas de roubo, fraude, estelionato, vazamento de dados pessoais na internet e ameaças apontaram para um índice alto de subnotificação desses casos. Apenas seis em cada dez disseram ter registrado Boletim de Ocorrência nos casos de roubo do aparelho.

+ Policial é baleado e suspeito morto em operação em Paraisópolis (SP) contra roubo de celular e aliança

+ Mais de 28 milhões de brasileiros vivem em áreas dominadas por facções e milícias, mostra Datafolha

Publicidade
Publicidade

Últimas Notícias

Publicidade