Justiça solta influenciador que atropelou e matou homem após beber quase 5 litros de cerveja em Guarulhos
Erik Rodrigo Batista é ex-suplente de vereador e atingiu vítima na calçada; Ministério Público foi contra habeas corpus

Derick Toda
O Tribunal de Justiça de São Paulo expediu, nesta quarta-feira (7), um alvará de soltura para ex-suplente de vereador e influenciador Erik Rodrigo Batista.
Ele é réu por atropelar e matar um homem que andava em uma calçada em Guarulhos, na Grande de São Paulo. Erik havia bebido quase cinco litros de cerveja antes de dirigir um carro de luxo Audi Q3. O influenciador atingiu Cristiano Almeida Cruz no dia 11 de abril. Ao perceber o impacto do acidente, ele fugiu sem prestar socorro.
Na visão da Justiça, "embora o acusado tenha conduzido veículo automotor após ingerir bebida alcoólica, trafegado em alta velocidade, mudado repentinamente de faixa, vindo a atropelar a vítima, não há indicação de que, em liberdade, ele colocará em risco a ordem pública".
Além disso, o juízo considerou que Erik "é réu primário, de bons antecedentes e há comprovação de endereço fixo". O Ministério Público foi contrário ao habeas corpus.
+ Justiça torna réu motorista que atropelou e matou amigas em São Caetano do Sul (SP)
Com a prisão preventiva revogada, o influenciador deve cumprir as seguintes medidas cautelares determinadas pela Justiça:
1) comparecimento mensal em juízo para informar e justificar suas atividades;
2) proibição de acesso ou frequência a determinados lugares, devendo permanecer distante de locais como bares, boates, casas noturnas e congêneres;
3) proibição de ausentar-se da Comarca sem autorização deste Juízo, devendo manter o endereço atualizado.
+ Polícia faz buscas por suspeitos de balear policial com tiros de fuzil em São Paulo
Erik também teve a habilitação para dirigir suspensa e deve comparecer a todos os atos do processo a que for intimidado. Em caso de descumprimento, ele volta para o regime fechado.
Quem é Erik Batista

Erik foi suplente de vereador pelo PSDB, eleito nas eleições de 2020. Ele é influencer, conhecido nas redes sociais pelo programa de bate-papo "Café com Gaza".
O homem também empresário e presidente de uma organização não-governamental (ONG).