Justiça determina afastamento de PMs da Rota envolvidos na morte de policial civil
Dois policiais foram afastados das funções por decisão judicial após a morte do investigador da Polícia Civil Rafael Moura

SBT News
A Justiça de São Paulo determinou o afastamento dos policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar) Marcus Augusto Costa Mendes e Robson Santos Barreto, investigados por envolvimento na morte do policial civil Rafael Moura da Silva, de 38 anos. A morte ocorreu durante uma operação no bairro do Capão Redondo, zona sul da capital paulista.
A decisão foi assinada pela juíza Isabel Begalli Rodriguez, a partir de representação da autoridade policial responsável pelo inquérito, que apura o crime como homicídio qualificado. O Ministério Público se manifestou favoravelmente ao afastamento dos dois PMs.
A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP), por nota, havia informado que o policial que atirou está afastado das atividades operacionais para acompanhamento psicológico.
Além disso, disse que a natureza da ocorrência, inicialmente tratada como tentativa de homicídio, foi atualizada para homicídio consumado.
+ Homem que mantinha filhos de ex-companheira reféns é preso em SP
Policial foi baleado durante operação
O agente da Polícia Civil estava internado no Hospital das Clínicas desde o último dia 11 de julho, quando foi baleado durante uma ação das forças de segurança na rua Pedro Faber, no Capão Redondo. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu na quarta-feira (16).
Além de Rafael, outro Polícia Civil, Marcos Santos de Sousa, foi atingido de raspão na cintura. Ele foi atendido no Hospital Campo Limpo e liberado.
Conforme a SSP, equipes da Polícia Militar e da Polícia Civil realizavam operações distintas na mesma região no momento dos disparos. Rafael Moura integrava a Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco). Após o incidente, os próprios PMs o encaminharam a uma unidade de saúde.
+ Autódromo de Interlagos: Polícia identifica suspeito de ter matado empresário encontrado em buraco
+ Ônibus escolar é depredado dentro de terminal de São Bernardo do Campo (SP)