Candidata a vice-prefeita de Porto Velho relata que foi estuprada
Liliane Rodrigues (Psol) fez relato do abuso nas redes sociais; crime teria ocorrido após reunião de campanha, na sexta-feira (4)
A candidata a vice-prefeita de Porto Velho, Liliane Rodrigues (Psol), denunciou ter sido vítima de estupro na noite de sexta-feira (4). O relato foi divulgado nas redes sociais da candidata, que é também presidente do Psol em Rondônia. Ele compõe a chapa da Federação Psol-Rede, para a prefeitura da capital.
No vídeo, Liliane diz que o crime aconteceu após uma reunião de campanha que ocorria em uma casa na capital rondoniense. Ela segue dizendo que se deitou para descansar e foi acordada durante o abuso sexual. Depois, a candidata teria se trancado no banheiro e deixado o local em estado de choque.
+ Eleições 2024: Casos de violência marcam disputa por prefeituras pelo Brasil
“Após uma reunião política, eu sofri a maior violência que uma mulher pode viver na vida. Eu tô aqui pra falar sobre a violência que eu senti só por ser mulher, por conta de um monstro, que acha que pode fazer o que quiser só porque somos mulheres”, contou o relato de Liliane nas redes sociais.
O caso foi denunciado na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) de Porto Velho. Liliane realizou o exame de corpo de delito e tomou medicações preventivas. A vítima pediu à Justiça medida protetiva contra o suspeito. Ela deve prestar depoimento nesta segunda-feira (7).
O candidato a prefeito de Porto Velho, Samuel Costa (Rede), que forma chapa com Liliane, disse em vídeo que recebeu a notícia do ato de violência com profundo pesar e indignação. “Liliane, uma mãe solo, mulher periférica e lésbica, foi vítima de um crime bárbaro, que não apenas atenta contra sua integridade, mas também contra os valores de justiça e igualdade que todos devemos proteger", completou.
Samuel disse ainda que a violência sofrida por ela não pode ser ignorada, e exigiu que as autoridades competentes tomem todas as medidas necessárias para investigar e punir os responsáveis com o rigor da lei.
Nota do partido REDE
Rede Sustentabilidade Rondônia vem manifestar total e irrestrito apoio a vice candidata a prefeita de Porto Velho e Presidenta do PSoL Rondônia, Lili Rodrigues, vítima de estupro corretivo e violência política de gênero no dia 04 de outubro de 2024.
Porto Velho, a capital Brasileira mais violenta para mulheres, é cenário de mais um crime bárbaro, a mais terrível forma de violência que uma mulher pode sofrer: a violação de seu corpo.
Esse episódio absurdo, ocorrido dentro de sua residência, a dois dias das eleições, atinge não só a vítima, mas representa um ataque a todas as Mulheres da nossa cidade, Estado e País, assim como às Instituições que lutam pela eliminação da violência de gênero e para que a justiça nesses casos seja feita.
Neste momento de dor e consternação afigura-se também ocasião propícia para a união de esforços que visem estirpar a cultura do estupro da sociedade e, além da resposta penal, o momento reclama transformação, capacitação de profissionais e sensibilização da sociedade para que nos crimes de estupro somente o crime seja julgado, não a vítima.